Como a oração pode transformar seu casamento

Que a oração é uma arma poderosa todos já sabemos! Além de influenciar a sua individualidade e a sua saúde, ela interfere diretamente em seu casamento. Sobre esta questão, não me refiro a qualquer religião específica, mas ao simples e também incrível ato de orar. 

Além da conexão espiritual, existe uma alteração significativa no humor e no raciocínio, que coopera para a construção de um relacionamento saudável. Empatia, tranquilidade e segurança são emoções que a oração desperta em quem confia em Deus. Veja como ela pode ajudar o seu relacionamento.

O efeito emocional da oração

Como mencionado acima, a oração influencia a nossa sensação de segurança, diminuindo a ansiedade. Sendo assim, é um ótimo recurso para quem se sente inseguro com o relacionamento ou para quem vive relacionamentos conturbados. Ela ajuda a pessoa a manter uma constância emocional quando o cotidiano parece ser turbulento.

A oração serve como um refúgio emocional, onde a pessoa pode se expressar, chorar e pensar livremente, sem medo de ser julgada, se sentindo compreendida e consolada. Assim, quem ora não descarrega as suas frustrações no parceiro, conseguindo direcionar suas emoções para Deus ou aos seus superiores espirituais, onde sente que encontra um apoio incondicional. 

Além de conseguir lidar com momentos difíceis e confusos, quem ora também consegue viver com mais profundidade os momentos de alegria. A oração desperta tranquilidade e paz, fazendo com que a pessoa consiga aproveitar mais o aqui e agora, além de torná-la mais sensível em perceber as coisas boas do cotidiano. 

O efeito psicológico da oração

A psicologia entende que ao falar sobre um problema é possível desenvolver um raciocínio melhor a respeito dele. Além disso, a fala permite que muitas emoções negativas sejam escoadas, liberando algumas tensões emocionais. Isso faz a pessoa se sentir mais leve, evitando diversas discussões no relacionamento.

No momento da oração, devido a atenção concentrada e a tranquilidade, a pessoa consegue olhar de forma mais ampla para a situação e para o relacionamento como um todo. Isso permite que novas soluções sejam construídas, bem como facilita o perdão e diminui sentimentos de amargura e raiva.

A oração é uma excelente auxiliadora para a tomada de decisões, pois ativa mais intensidade nas áreas de raciocínio do cérebro. Quem ora também tende a ter algum vínculo religioso, onde encontra conselhos e novas filosofias de vida. Assim, consegue aceitar conselhos a respeito de como lidar com os desafios cotidianos, bem como valores morais e hábitos que irão beneficiar e proteger o relacionamento. 

Como começar a orar

Talvez você não tenha o hábito de orar ou tenha perdido em algum momento do seu caminho. Se desejar retornar à ele, você pode buscar uma instituição religiosa para seguir, também pode criar um ambiente na sua casa que seja propício. Ouvir uma música espiritual e ler uma mensagem inspiradora irá facilitar esse começo. Você também pode deixar uma música de fundo tocando, estar em um local confortável, acender algum incenso e até escrever seus pedidos em uma folha de papel. 

Tudo o que facilita a sua expressão e te conecta com a divindade poderá te deixar mais relaxado(a) para este momento. Algumas pessoas oram enquanto pintam quadros, passeiam a cavalo ou tocam algum instrumento. Não há regra, apenas permita sentir este momento. Além de todas as causas psicológicas e emocionais, os benefícios espirituais podem ser incontáveis!

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.