O que você precisa saber antes de fazer Terapia de Casal

Muitas pessoas que estão em busca de terapia de casal, chamam pela psicóloga sem entender muito como devem prosseguir. Isso acontece porque a maioria das pessoas procuram essa terapia quando já estão desesperadas para resolver o problema. Essa pressa, acaba por impedir a pessoa de avaliar o que realmente precisa. 

É um erro comum esperar até o pico da crise para buscar um profissional, a maioria das pessoas que buscam qualquer tipo de psicoterapia estão nesse cenário. O problema é que quando se trata de um casal, ambos podem não estar com a mesma intenção nem vendo o casamento da mesma forma. Devido a isso, algumas pessoas fazem Terapia de Casal uma ou duas vezes, até que um parceiro desiste. Para evitar isso, veja o que você precisa saber.

Ambos precisam querer

Muitas vezes apenas uma pessoa quer fazer terapia e tenta convencer o outro a fazer. O outro aceita, para o companheiro parar de insistir, mas após uma ou duas sessões avisa que não fará mais. A terapia termina e existe mais um motivo para brigas. 

A melhor forma de lidar com isso é estudar sobre a terapia de casal, entender como ela funciona e o que realmente ela poderá fazer pelo casal. Assim, poderá explicar ao companheiro de forma clara para que ele também veja o valor e o benefício da psicoterapia. Isso é importante porque a terapia jamais vai funcionar se ambos não estiverem de acordo. 

Outra forma de mostrar valor ao seu parceiro é você fazer terapia individual, como foco no relacionamento, para servir de exemplo a ele. Conforme você muda, ganha inteligência emocional e aprende a lidar com seu parceiro, ele verá o quão valiosa a terapia de casal poderá ser. 

Tenha o objetivo correto

O casal precisa ter bem claro o motivo de estar fazendo terapia e qual resultado está procurando. Afinal, o motivo errado poderá causar ainda mais discussões e tornar a terapia ineficaz.  Alguns casais começam a terapia de casal com objetivo de mudar o outro ou de provar ao outro que ele está errado. Isso é um veneno.

A terapia de casal não é uma arma a mais para você vencer discussões ou moldar seu parceiro. Na terapia, todas as pessoas são respeitadas, inclusive as atitudes e pensamentos que você não gosta. A psicóloga não pode escolher um lado para defender, afinal todos são pacientes. 

Resolver o problema exige que ambos mudem, porque o relacionamento é construído por duas pessoas. Isso significa que você é responsável por 50% de todos os problemas, mesmo que não perceba. A terapia de casal servirá para te mostrar quais atitudes suas têm influenciado as atitudes do seu parceiro.

Disposição para  mudar e colaborar com a Terapia de Casal

Os dois precisam ter disposição para mudar, porque uma pessoa só não faz o casamento. Então, certifique-se de que seu parceiro tem a mesma intenção que você. Terapia de casal não é algo fácil, por vezes terão que fazer ou aceitar algumas coisas que não querem. Por isso, a disposição e a decisão de mudar é muito importante. 

Quando só uma pessoa muda, fica desanimada por não ver o cônjuge se esforçando da mesma forma. Isso mina a terapia, que vira um ambiente de reclamações e ataques. Lembre-se que a psicóloga vai guiar o casal, mas não irá resolver os problemas por eles. A atitude de mudar é responsabilidade exclusiva do casal. 

Entende-se que o casal é formado por pessoas adultas e maduras, isso significa que ambos têm capacidade para decidir o que querem fazer de suas vidas. Não é responsabilidade da psicóloga convencer alguém a mudar, mas mostrar o caminho para que a mudança aconteça.

E se o parceiro não colaborar?

Caso você tenha lido até aqui e pensado “não vai funcionar com a gente”, a melhor  decisão a tomar é fazer uma terapia individual, focada no relacionamento. Desta forma, você poderá ser orientado em como lidar com o seu casamento de uma forma mais saudável e influenciar seu companheiro a se relacionar de uma forma mais saudável com você.

 

Leia também: A verdade sobre a Terapia de Casal e Como escolher o psicólogo certo para você

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.