A verdade sobre a Terapia de Casal

Muitos casais começam a fazer Terapia de Casal acreditando que a terapia será uma forma de determinar quem está certo e quem está errado para ajustar o casamento. Porém, ela não funciona exatamente desta forma. Entenda como o seu relacionamento poderá ser transformado por ela.

A psicóloga não vai dar conselhos

A Psicóloga não dá conselhos, quem faz isso é sua mãe, seus amigos e os gurus da internet. O trabalho da psicóloga é fundamentado em ciência e as técnicas têm o objetivo de mostrar o que existe na profundidade do relacionamento.

Com esse conhecimento, os pacientes ficam cientes das consequências que estão por vir. Assim, passam a conhecer melhor o seu cônjuge e aprendem como lidar com os problemas cotidianos com maturidade e inteligência emocional. 

Não existe mocinho e vilão na Terapia de Casal

Alguns pacientes chegam na Terapia de Casal com o objetivo de provar ao outro quem está certo ou errado, apontando o cônjuge como o vilão da história. Porém, o psicólogo entende que não existe vilão ou mocinho, o que existe são dois adultos responsáveis pelos seus atos e suas escolhas.

O relacionamento é responsabilidade das duas pessoas, ou seja 50% para cada um. Se a relação está ruim, a culpa não é só de um companheiro. De uma forma empática, a psicóloga irá descobrir junto com cada paciente, qual é a influência no relacionamento para que ambos se ajustem. 

Os desejos reais são colocados na mesa

Essa é a parte mais difícil da terapia para os pacientes.  Muitos casais não compartilham seus desejos mais fortes acerca do relacionamento, quando as emoções e as mágoas são colocadas diante de cada um, o cenário do relacionamento poderá mudar drasticamente. 

Isso acontece porque cada pessoa vivia somente enxergando  a partir de sua própria ótica. Com a terapia isso vai mudar, será possível entender a visão do outro também. Isso poderá ser uma boa surpresa ou um balde de água fria.

Você vai se decepcionar

É impossível você ir tão profundo na relação e não ter nenhuma decepção. Seja o que o outro quer, faz ou pensa… A terapia precisa disso para ser efetiva, porque você só vai ser feliz em um casamento real e num casamento real existe frustrações.

Com a decepção o casal aprende a ver o outro como ele é e a lidar com essa realidade. No começo será difícil aceitar, mas com o aumento das aprendizagens e da intimidade, o casal perceberá que isso será como uma benção. As diferenças é o que torna um relevante para o outro, se ambos fossem iguais nada teriam a acrescentar na relação.

A Terapia de Casal é um momento decisivo

Após todas essas descobertas, cada um pode ver como o relacionamento é de verdade. Assim, vão optar em como seguir com ele, até mesmo, se querem seguir adiante com essa pessoa ou não. A Terapia de Casal é o momento da verdade, quando as intenções ficam claras. Por isso, as pessoas que desejam fazer terapia de casal precisam estar realmente preparadas.

 

Se você deseja fazer terapia de casal acesse este link

Author:
Teóloga e Psicóloga. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.