Tudo que você precisa saber
sobre Terapia de Casal

Perguntas frequentes

Entenda como a Terapia de Casal funciona.

Horários, valores e combinações

As sessões acontecem de forma Presencial ou Online. Para ambas as modalidades, sua duração é de 50min.

Algumas regras básicas sã0:

  • O pagamento da sessão deve ser comprovado antes que a mesma seja realizada, para garantir horário na agenda;
  • A sessão deve ser cancelada pelo menos 5 horas antes, caso contrário a mesma será cobrada;
  • O paciente tem acesso a recibo e atestado de presença se necessário.
  • Não há segredos entre o terapeuta e uma pessoa do casal. A terapia é de ambos, por isso deve haver total transparência;
  • Violência não é tolerada. Em caso de agressão, as devidas medidas serão tomadas para proteger a dignidade da vitima;
  • Se há uso de substâncias por um ou ambos os parceiros, eles devem concordar em realizar tratamento paralelamente. 

Se alguma das últimas 3 regras forem quebradas, a terapia de casal será finalizada. 

O contrato pode ser verbal ou escrito. Ele tem por objetivo proteger as duas partes de qualquer incidente. Nele consta, os valores das sessões, como será feito o pagamento, tempo de duração, sigilo e outros detalhes. O paciente não irá receber um contrato pronto, a Psicóloga constrói junto ele, para que exista equidade nas combinações.

Para tirar mais dúvidas, entre em contato com a Psicóloga pelo Whatsapp (51) 98256 2390 ou e-mail contato@victoriabuske.com.br para tirar dúvidas, combinar horários e valores.

Quais são as etapas da Terapia de Casal?

  1. Conhecimento: identificação das necessidades emocionais de cada parceiro, entendendo como elas interferem na dinâmica do casal. Reconhecimento dos problemas reais e seus pontos críticos, bem como dos pontos fortes da relação que poderão ser usados a favor do casal. Compreensão dos hábitos cotidianos que interferem na forma como o casal se relaciona e nos padrões emocionais.
  2. Psicoeducação: Treinamento de habilidades de comunicação e resolução de problemas. Mapa claro dos problemas do casal e mudanças que precisam ser feitas.
  3. Mudanças: São realizadas mudanças de curto e longo prazo, como novas estratégias para aliviar o sofrimento, alterações cotidianas que aproximam o casal. Realinhamento de propósitos em comum e visão de futuro. Reabertura de linhas de comunicação que estavam bloqueadas, para expressão intima do casal.

Esses passos podem acontecer em todas as sessões ou de forma gradual. Depende do perfil do casal.

Revisando de modo detalhado alguns conflitos, é possível encontrar o pontos fortes do relacionamento, fatores externos que interferem na relação e as maiores dificuldades do casal. Com essas informações, as estratégias serão definidas.

Também precisa fazer sessões individuais?

Nem todas as sessões são em casal, algumas sessões individuais podem ser realizadas. Um dos motivos para isso acontecer é quando o casal apresenta bloqueios para falar certas informações juntos.

A sessão individual é importante para a psicóloga conhecer com mais profundidade cada pessoa e entender a perspectiva de cada um a respeito do relacionamento. Nela, alguns conflitos não mencionados na sessão a dois podem aparecer.

O que devo esperar da Psicóloga?

Diferente do estereotipo do psicólogo que fica o tempo inteiro calado e ouvindo, a psicóloga que segue a TCC é bastante ativa durante as sessões. As técnicas, percepções e estratégias são claramente comunicadas ao paciente, para que ele saiba o que está acontecendo.

Esse tratamento favorece a autonomia do paciente, que poderá decidir, junto com a terapeuta, como será a psicoterapia. Assim, a confiança entre todos é fortalecida, colaborando para que a psicoterapia seja mais eficiente.

Qual é a abordagem/teoria utilizada?

Na Terapia de Casal a abordagem dos Esquemas têm mostrado ótimos resultados na clínica, além de ser uma das mais modernas atualmente. Em Esquemas avalia-se as necessidades emocionais de cada parceiro, como elas se manifestam no cotidiano do casal e como eles podem aprender a lidar com cada uma delas. 

A Terapia do Esquema entende que falta de conhecimento dessas necessidades afetam a comunicação e a intimidade do casal. Isso causa brigas, mal entendidos e sentimentos de angústia e vazio em relação ao relacionamento. 

Quanto tempo dura a psicoterapia?

O foco desta Terapia de Casal não é uma análise contínua, é resolução de problemas. Por isso, pode-se dizer que a terapia dura enquanto o problema persistir.

Uma previsão deste tempo poderá ser definida de acordo com a intensidade, frequência e prejuízos que os problemas estão ocasionando ao casal.

A colaboração dos pacientes é essencial para a terapia ser mais rápida. Além disso, os pacientes precisam ser ativos nas mudanças combinadas, caso contrário não terá resultado.

Comece essa jornada de conhecimento mútuo!

Agendar Sessão