Muitas pessoas que estão em busca de terapia de casal, chamam pela psicóloga sem entender muito como devem prosseguir. Isso acontece porque a maioria das pessoas procuram essa terapia quando já estão desesperadas para resolver o problema. Essa pressa, acaba por impedir a pessoa de avaliar o que realmente precisa.
É um erro comum esperar até o pico da crise para buscar um profissional, a maioria das pessoas que buscam qualquer tipo de psicoterapia estão nesse cenário. O problema é que quando se trata de um casal, ambos podem não estar com a mesma intenção nem vendo o casamento da mesma forma. Devido a isso, algumas pessoas fazem Terapia de Casal uma ou duas vezes, até que um parceiro desiste. Para evitar isso, veja o que você precisa saber.
Ambos precisam querer
Muitas vezes apenas uma pessoa quer fazer terapia e tenta convencer o outro a fazer. O outro aceita, para o companheiro parar de insistir, mas após uma ou duas sessões avisa que não fará mais. A terapia termina e existe mais um motivo para brigas.
A melhor forma de lidar com isso é estudar sobre a terapia de casal, entender como ela funciona e o que realmente ela poderá fazer pelo casal. Assim, poderá explicar ao companheiro de forma clara para que ele também veja o valor e o benefício da psicoterapia. Isso é importante porque a terapia jamais vai funcionar se ambos não estiverem de acordo.
Outra forma de mostrar valor ao seu parceiro é você fazer terapia individual, como foco no relacionamento, para servir de exemplo a ele. Conforme você muda, ganha inteligência emocional e aprende a lidar com seu parceiro, ele verá o quão valiosa a terapia de casal poderá ser.
Tenha o objetivo correto
O casal precisa ter bem claro o motivo de estar fazendo terapia e qual resultado está procurando. Afinal, o motivo errado poderá causar ainda mais discussões e tornar a terapia ineficaz. Alguns casais começam a terapia de casal com objetivo de mudar o outro ou de provar ao outro que ele está errado. Isso é um veneno.
A terapia de casal não é uma arma a mais para você vencer discussões ou moldar seu parceiro. Na terapia, todas as pessoas são respeitadas, inclusive as atitudes e pensamentos que você não gosta. A psicóloga não pode escolher um lado para defender, afinal todos são pacientes.
Resolver o problema exige que ambos mudem, porque o relacionamento é construído por duas pessoas. Isso significa que você é responsável por 50% de todos os problemas, mesmo que não perceba. A terapia de casal servirá para te mostrar quais atitudes suas têm influenciado as atitudes do seu parceiro.
Disposição para mudar e colaborar com a Terapia de Casal
Os dois precisam ter disposição para mudar, porque uma pessoa só não faz o casamento. Então, certifique-se de que seu parceiro tem a mesma intenção que você. Terapia de casal não é algo fácil, por vezes terão que fazer ou aceitar algumas coisas que não querem. Por isso, a disposição e a decisão de mudar é muito importante.
Quando só uma pessoa muda, fica desanimada por não ver o cônjuge se esforçando da mesma forma. Isso mina a terapia, que vira um ambiente de reclamações e ataques. Lembre-se que a psicóloga vai guiar o casal, mas não irá resolver os problemas por eles. A atitude de mudar é responsabilidade exclusiva do casal.
Entende-se que o casal é formado por pessoas adultas e maduras, isso significa que ambos têm capacidade para decidir o que querem fazer de suas vidas. Não é responsabilidade da psicóloga convencer alguém a mudar, mas mostrar o caminho para que a mudança aconteça.
E se o parceiro não colaborar?
Caso você tenha lido até aqui e pensado “não vai funcionar com a gente”, a melhor decisão a tomar é fazer uma terapia individual, focada no relacionamento. Desta forma, você poderá ser orientado em como lidar com o seu casamento de uma forma mais saudável e influenciar seu companheiro a se relacionar de uma forma mais saudável com você.
Leia também: A verdade sobre a Terapia de Casal e Como escolher o psicólogo certo para você