Por que marido não me procura?

Existem vários motivos que podem levar um marido a se afastar da esposa e diminuir a frequência da busca por conexão ou intimidade, sendo alguns deles emocionais, relacionais, ou até físicos e psicológicos. Aqui estão alguns dos motivos mais comuns:

Estresse e Pressão Externa

O estresse causado pelo trabalho, pelas finanças ou por responsabilidades familiares pode fazer com que o marido se sinta sobrecarregado e incapaz de manter uma conexão íntima. A tensão acumulada pode impactar diretamente o desejo e a disposição para buscar a esposa, o que também pode ocorrer se ele estiver preocupado com outras pressões emocionais.

Mas, na maioria das vezes, isso é apenas uma desculpa utilizada pelos homens pra manter a distância da esposa. Geralmente, o estresse externo é usado como máscara para esconder os reais problemas emocionais que existem no casamento.

Problemas de Comunicação no Casamento

A falta de comunicação ou uma comunicação ineficaz podem fazer com que ele se sinta incompreendido ou desconectado emocionalmente. Quando há ressentimento, mágoas ou conflitos não resolvidos, a conexão emocional fica fragilizada, reduzindo a atração física e a busca pela esposa.

Quando o casal perde o respeito e a admiração, é comum que o homem perca também o interesse sexual pela esposa. A vida sexual, quando afetada por mágoas e raiva, se torna desconfortável e forçada. Geralmente, o homem não consegue sentir prazer verdadeiramente. Mesmo que ele tenha libido, não sente mais desejo pela esposa.

Se você está percebendo que esse problema está se estendendo demais e gerando um risco real de separação, é prudente ler o livro Entre a Dor e a Promessa. Nele, você aprenderá a fazer um raio X do seu casamento, para descobrir quais são as doenças emocionais e espirituais que estão o enfraquecendo.

Inseguranças Pessoais

Questões de autoestima ou inseguranças relacionadas à performance, ao envelhecimento ou até mesmo à imagem corporal podem fazer com que o marido evite buscar a esposa, por receio de não corresponder às expectativas ou de não ser desejado.

Isso é muito comum em homens que tinham dificuldades na adolescência de construir relacionamentos, que já foram muito rejeitados no passado. Homens inseguros com a sua própria capacidade de serem suficientes emocional e fisicamente para a esposa tendem a se afastar para evitar algum fracasso possível.

Rotina e Monotonia

Com o passar dos anos, é comum que a rotina do casal se estabilize e, eventualmente, a vida sexual também. Quando o relacionamento fica previsível ou cai na mesmice, o desejo de se aproximar da esposa pode diminuir. Muitos homens têm dificuldade em abordar esse tema diretamente e podem se distanciar em vez de tentar inovar.

É nesse período que começam a surgir com mais força a insatisfação sexual. O casal já se adaptou a uma vida sexual específica e muitos desejos e fetiches permanecem ignorados. Quando o casal faz sempre a mesma coisa, da mesma forma, o sexo perde o seu lado mais emocionante e se torna apenas uma forma de aliviar a tensão física.

Fatores Físicos ou Médicos

Problemas de saúde, como baixa de testosterona, disfunção erétil, ou mesmo o uso de medicamentos que afetam o apetite sexual, podem interferir diretamente no desejo e no desempenho do marido, diminuindo a frequência com que ele busca a esposa. Alguns problemas como depressão e ansiedade, por si só, já são suficientes para que o homem não consiga ter uma vida sexual satisfatória.

Depressão e ansiedade podem provocar uma grande diminuição do interesse sexual, levando ao distanciamento do parceiro. As questões emocionais afetam diretamente o humor e a disposição para o contato físico, muitas vezes sem que o parceiro perceba a profundidade dessas dificuldades.

Mudanças nas Expectativas e Necessidades Emocionais

Com o tempo, as expectativas e necessidades de cada parceiro podem mudar. Caso o marido sinta que suas próprias necessidades emocionais ou de afeto não estão sendo atendidas, ele pode começar a se distanciar, muitas vezes sem perceber o impacto disso na esposa.

Essa mudança é provocada quando um dos cônjuges se sente insatisfeito com a vida em geral, onde os problemas de anos se acumularam e agora a pessoa sente necessidade de uma virada de chave. Desta forma, pode começar a realizar novas atividades de lazer, trocar de emprego e criar novas amizades. Tudo isso, constrói novas referências para a mudança.

Às vezes, uma pessoa passa por crises internas que a fazem questionar suas escolhas, valores ou até seu propósito de vida. Essa busca interna, que pode ser acompanhada de angústia e confusão, pode levá-lo a se distanciar emocional e fisicamente até de pessoas próximas, incluindo a esposa.

Esse distanciamento pode ser trabalhado por meio de comunicação aberta e, se necessário, com a ajuda de aconselhamento de casal ou orientação online, para que o casal possa identificar e trabalhar essas questões. Entender os sinais, demonstrar empatia e fortalecer a intimidade emocional e física são passos fundamentais para que o casal reencontre uma conexão saudável e duradoura.