Você quer fazer terapia
mas tem dúvidas?

Saiba tudo o que você precisa!

Perguntas frequentes

Entenda como a Psicoterapia individual funciona.

Horários, valores e combinações

As sessões acontecem de forma Presencial ou Online. Para ambas as modalidades, sua duração é de 50min.

Algumas regras básicas sã0:

  • O pagamento da sessão deve ser comprovado antes que a mesma seja realizada, para garantir horário na agenda;
  • A sessão deve ser cancelada pelo menos 5 horas antes, caso contrário a mesma será cobrada;
  • O paciente tem acesso a recibo e atestado de presença se necessário.

O contrato pode ser verbal ou escrito. Ele tem por objetivo proteger as duas partes de qualquer incidente. Nele consta, os valores das sessões, como será feito o pagamento, tempo de duração, sigilo e outros detalhes. O paciente não irá receber um contrato pronto, a Psicóloga constrói junto ele, para que exista equidade nas combinações.

Para tirar mais dúvidas, entre em contato com a Psicóloga pelo Whatsapp (51) 98256 2390 ou e-mail contato@victoriabuske.com.br para tirar dúvidas, combinar horários e valores.

O que devo esperar da Psicóloga?

Diferente do estereotipo do psicólogo que fica o tempo inteiro calado e ouvindo, a psicoterapeuta que segue a TCC é bastante ativa durante as sessões. As técnicas, percepções e estratégias são claramente comunicadas ao paciente, para que ele saiba o que está acontecendo.

Esse tratamento favorece a autonomia do paciente, que poderá decidir, junto com a psicoterapeuta, como será a psicoterapia. Assim, a confiança entre ambos é fortalecida, colaborando para que a psicoterapia seja mais eficiente.

Quanto tempo dura a psicoterapia?

O foco da TCC não é uma análise contínua, é resolução de problemas. Por isso, pode-se dizer que a terapia dura enquanto o problema persistir.

A psicoterapia com base na TCC tem um tempo estipulado para terminar. Esse tempo será definido de acordo com a intensidade, frequência e prejuízos que o paciente tem sofrido.

A colaboração do paciente é essencial para a terapia ser mais rápida. Quanto mais ele resistir, mais vai demorar. Além disso, o paciente precisa ser ativo nas mudanças combinadas, caso contrário não terá resultado.

Qual é a abordagem/teoria utilizada?

A TCC é uma teoria baseada em dados empíricos, isso significa que todas as técnicas são validadas por pesquisas científicas. Assim, garante que os pacientes receberão tratamentos eficazes e pontuais. Essa base teórica prioriza o resultado, tem como foco entregar ao paciente resultados claros.

Por ser uma teoria que valoriza a ciência, novos estudos são realizados constantemente. Desta forma, o paciente recebe o tratamentos lapidados e seguros.

Para quem a TCC é indicada?

A TCC apresenta excelentes resultados para Transtornos de humor, Ansiedade, TOC, Transtornos Alimentares, Transtornos de Personalidade, Depressão, Estresse Pós-Traumático, entre outros.

Além disso, trabalha autoestima, relacionamentos, habilidades cognitivas em geral e alguns sintomas físicos como insônia ou disfunções sexuais. Os sintomas físicos devem passar por avaliação médica antes do tratamento psicológico.

Quais são as técnicas da TCC?

As técnicas da TCC se resumem (muito resumidamente) em trabalhar a auto consciência a partir do monitoramento de emoções e pensamentos automáticos (são pensamentos rápidos e involuntários, que as pessoas não percebem que estão presentes).

Quando o paciente passa a ter noção da forma como isso funciona, construímos juntos estratégias comportamentais e cognitivas para conquistar a mudança. Alguns “temas de casa” podem ser dados ao paciente, para que a terapia não se limite á clínica.

Periodicamente, terapeuta e paciente avaliarão juntos a terapia para ver se estão alcançando os resultados desejados. Assim, poderão decidir com mais precisão qual rumo a terapia deve tomar para ser cada vez mais eficiente.

Como a TCC entende as pessoas?

A TCC entende que as pessoas são completamente responsáveis pela forma como vivem, não sofrendo interferências ocultas de nenhuma natureza. Muitas pessoas perdem o controle de suas vidas por não conhecerem a si mesmas e não conhecer o poder que têm sobre a própria vida.

Antes de existir a TCC, existiam duas teorias: a Teoria Cognitiva e a Teoria Comportamental. Na Teoria Comportamental, entende-se que o comportamento humano é condicionado por fatores externos, quase como um adestramento. Ao longo do tempo se percebeu que as pessoas respondiam ao condicionamento de diferente formas.

O que provocava essa diferença? A cognição! Então, surgiu a Teoria Cognitiva, que explica que as pessoas pensam de formas diferentes, por isso respondem aos estímulos externos de forma diferente também.

Os psicólogos e pesquisadores da TCC entendem que, a forma como alguém pensa, define quais serão seus comportamentos, sentimentos e padrões. Então, se a forma de pensar for alterada, as pessoas que vivem em sofrimento emocional terão melhor qualidade de vida.

Pesquisas comprovam que a cognição (pensamento) pode ser monitorada e alterada. Desta forma, a mudança comportamental desejada pode ser alcançada. Entende-se que as circunstâncias influenciam escolhas, mas não determinam o comportamento nem os resultados.

Construa a melhor versão de si mesmo!

DÊ O PRÓXIMO PASSO
Agendar Sessão