Tudo que você precisa saber para terminar o relacionamento

Ao mesmo tempo que não queremos magoar ao terminar o relacionamento, algumas decisões tornam isso iminente. Em alguns momentos, é preciso escolher entre a nossa felicidade ou a felicidade de outra pessoa, entre negar outra pessoa ou negar as próprias necessidades. Tem alguma forma de fazer isso sem provocar um caos?

1. Clareza dos motivos para terminar

Antes de qualquer coisa, é preciso ter clareza dos seus motivos para tomar qualquer decisão. Pois, só tendo essa clareza, será possível explicar para a outra pessoa tudo o que está acontecendo. Tenha em mente, se precisar escreva as razões para o término. Isso também é importante para você manter uma firmeza diante das situações difíceis que podem surgir.

2. Sim, você vai magoar

Não existe um término perfeito, alguém sempre vai sair machucado. Isso é um fato, que precisa ser aceito. Apenas diga o que é necessário, sem ofender a outra pessoa, seja honesto(a) na medida certa. Quanto mais honesto você for, melhor será. Assim, não ficarão dúvidas ou problemas a serem resolvidos. 

A outra pessoa já é madura para aprender a lidar com as próprias frustrações. Reconheça a responsabilidade do outro em resolver seus próprios conflitos emocionais. Isso depende unicamente dele(a), afinal você não é psicólogo nem pai/mãe desta pessoa. 

Você não será egoísta por agir desta forma. não será uma pessoa ruim. É preciso entender que fazer o bem não é a mesma coisa que fazer se sentir bem. Se você continua um relacionamento para fazer a outra pessoa se sentir bem, mas não a ama mais, a insegurança se instala no relacionamento e mesmo que a outra pessoa se sinta bem quando estiver contigo, você não estará fazendo bem a ela.

3. E se ele(a) chorar?

Diversas pessoas tentam terminar o relacionamento mas desistem por pena do outro que chorou ou teve alguma reação exagerada. Você não pode controlar como a outra pessoa vai reagir, então controle a sua postura diante disso. Tente mapear quais reações a outra pessoa teve e como você poderá superar isso. Geralmente, isso pode ser construído em psicoterapia.

Além disso, os teus sentimentos também contam! Você já pode ter chorado várias vezes ou se sentido infeliz em mil outras e isso também deve ser considerado. Se você tem dificuldades para terminar, provavelmente está colocando os sentimentos da outra pessoa acima dos teus próprios. Está valendo a pena?

Author:
Teóloga e Psicóloga. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.