Quando um relacionamento termina, fica difícil avaliar o quanto é possível uma volta. Porque, a pessoa mergulha em emoções conflituosas como carência, liberdade, insegurança, esperança, saudade, raiva e muitas outras.
Superar um relacionamento é um desafio, muitas atividades cotidianas e emoções ficam comprometidas e desejar o retorno para apaziguar a alma é uma tendência. Entretanto, a outra pessoa pode estar desejando o oposto.
Sinais negativos da outra pessoa
Quando a pessoa não quer mais, a sua primeira intenção é se afastar. Então, para de retornar as ligações, não responde mais suas mensagens, para de frequentar os mesmos lugares e torna o contato cada vez mais raro. Quando se veem em algum lugar, essa pessoa irá dar um “oi” discreto ou fingir que não viu.
O outro começa a se divertir mais e a fazer as coisas que não fazia com você, especialmente aquelas que parou de fazer por sua causa. Assim, retoma aos poucos a sua individualidade. Neste cenário, não é considerado sair com outras pessoas e ostentar festas, porque muitos fazem isso para causar ciúmes. Se refere mais a autocuidado, como esportes ou algum curso.
Novas roupas, novo corte de cabelo, trocar a moto e atitudes que expressam mudança são realizadas para simbolizar essa nova fase que ele(a) está vivendo e o seu desejo de construir um cotidiano diferente daquele que tinha antes. Viagens, passeios e conhecer outras pessoas também carregam esse mesmo significado. Assim, vai preenchendo o vazio que o relacionamento deixou aos poucos.
O que ficou do relacionamento
A relação mostrava que não tinha mais volta antes mesmo de terminar. Quando não havia mais respeito e admiração ou havia discussões constantes acerca dos mesmos problemas. Isso, torna a relação cansativa e insatisfatória, premeditando o seu fim.
Quando o término é feito de maneira impulsiva, as chances de voltar são maiores. Porém, se houve avisos de que o término aconteceria, é provável que a pessoa tenha pensado muito a respeito e esteja convicta da sua decisão.
Alguns sentimentos denunciam o status do relacionamento. Então, se você sentiu que havia algo errado, como um distanciamento emocional, é possível que isso seja a realidade, de que o casal estava se afastando. Isso indica o sentimento que não era recíproco antes do término.
Além disso, a separação pode ser causada por problemas externos, como personalidades incompatíveis, planos diferentes para o futuro ou mudanças. Se essas diferenças forem determinantes para o futuro, é improvável que um volta aconteça.
Mas ainda sinto falta dele(a)
A reaproximação deve ser espontânea, não forçada para não ser sufocante. Um relacionamento precisa do aval de ambas as partes para funcionar. Por isso, é crucial respeitar o tempo do outro. Você não precisa se preocupar em ficar chamando pela outra pessoa, se existir intenção de retornar, a volta acontecerá.
Assim, evite mandar recados e buscar por informações a respeito dele(a). Além de ser uma forma de respeitar a outra pessoa, é uma forma de se respeitar e se valorizar. Independente do desfecho dessa situação, aprenda a ser mais auto suficiente emocionalmente, investindo mais em si próprio.
Quando pensar em seu antigo relacionamento, foque em compreender o motivo do término, avalie os erros que foram cometidos para que não sejam cometidos novamente em uma próxima relação. Antes de qualquer coisa, aprenda e tende deixar seu coração em paz com as coisas que aconteceram e com o futuro que está por vir.