Orientação Teológica para casais: como funciona?

A Orientação Teológica para casais não é um aconselhamento pastoral, como muitos podem confundir. É uma orientação respaldada em técnicas da Teologia Sistemática que buscam a compreensão da integralidade das relações humanas. Por isso, alcança um nível mais profundo dos sujeitos e da crise aparente.

A partir das orientações, os Teólogos levam os clientes a pensarem nas suas ações cotidianas e nas influencias que elas causam nas suas relações conjugais e familiares, sempre levando em consideração a espiritualidade e a religiosidade do casal e da família em questão.

A Orientação Teologia auxilia no controle de impulsos, trabalhando com a racionalidade e exercitando o domínio próprio. Desta forma, o cliente aprende a lidar com as suas emoções, não permitindo que as mesmas sabotem seu cotidiano.

Para quem a Orientação Teológica é indicada?

A Orientação Teológica é indicada principalmente para casais em crise e com dificuldades na criação dos filhos. Pessoas que estão inciando relacionamentos também podem entrar em contato com um teólogo para ajustar algumas características da relação, com o propósito de prevenir conflitos futuros.

Algumas crises de relacionamentos podem ser originadas de conflitos pessoais. Um cônjuge deixa o conflito se originar e o outro cônjuge não sabe lidar com isso de uma forma que seja saudável para a relação. Juntando esses dois fatores, causam instabilidade na relação.

Outras crises são originadas de conflitos emergidos da própria relação, geralmente relacionada com divergências de valores, hábitos e prioridades. Podem afetar a sintonia do casal, prejudicando a comunicação deles de forma generalizada.

O casal também pode não estar preparado para enfrentar algumas situações inesperadas, como mudanças, filhos, doenças… Faltando maturidade e paciência, muitos se deixam levar pelas emoções que essas circunstâncias e se afastam. O sentimento termina e, com ele, o casamento.

Resultados da orientação teológica

Como é um serviço prestado, a Orientação Teológica define alguns resultados a serem alcançados, para que os clientes saibam se estão realmente recebendo aquilo que contrataram. Na primeira sessão de orientação, o Teólogo irá combinar cada detalhe com os clientes.

Cada cliente irá trazer as suas demandas, e o teólogo irá combinar com ele os objetivos e como chegarão até os resultados que desejam. De forma geral, alguns objetivos são básicos para a construção de um relacionamento saudável. Veja a seguir:

  • Definir limites: Alguns casais ainda não têm os limites da relação bem estabelecidos ou estão insatisfeitos com a forma que estão  lidando com isso. Questões como privacidade, organização financeira e intimidade cotidiana podem precisar ser olhadas e reorganizadas.
  • Definição de valores e prioridades: As vezes, o casal é composto por duas pessoas que têm visões muito diferentes sobre a vida. Valores morais, éticos e emocionais irão influenciar diretamente a relação e, se forem muito divergentes, podem ser causadores de sérias crises. As prioridades precisam ser organizadas a dois, para que o casal ande na mesma velocidade e pelo mesmo caminho. Questões como tempo da passam a dois, trabalho e filhos precisam de atenção.
  • Alinhar os planos para o futuro: É importante definir como esperam que o futuro aconteça. Até quanto tempo os filhos ficarão morando com eles, se irão sair da cidade ou morar perto da família, até quando irão trabalhar… Isso tudo auxilia o casal a ter uma visão de futuro juntos.
  • Expôr expectativas e necessidades: É importante saber o que esperam um do outro como cônjuges. Falar sobre as necessidades é essencial para haver compreensão mútua e combinarem como irão lidar com isso a partir daquele momento.
  • Entender a raiz do problema e o que o perpetua: Emergido em seus conflitos, o casal pode não identificar claramente as causas e o que faz o problema continuar. Por tanto, entendem os fatores reais, estarão mais preparados para lidar com a situação real.
  • Melhorar a comunicação: É claro que esse objetivo não poderia faltar! A Teologia entende que cada casal tem um modo próprio de se comunicar, que é construído a partir das união dos dois parceiros. A Orientações Teológica auxilia o casal a entender o modo como cada integrante se expressa e se comunica.

Referências que o teólogo utiliza

O Teólogo que realiza a Orientação Teológica de Casais e Família, é um terapeuta que utiliza alguns materiais para fundamentar as suas orientações. Assim, garantem que as orientações sejam eficientes e façam sentido aos clientes.

O Teólogo utiliza a visão holística para conseguir compreender a totalidade do caso que os clientes apresentam. Com isso, conseguem enxergar os problemas por diferentes ângulos que os mesmos não conseguiram perceber.

Como o Teólogo trabalha fundamentalmente com espiritualidade e religião, livros sagrados e filosóficos, da visão estoica e existencial, são materiais indispensáveis. Todos podem ter acesso a esses materiais. Entretanto, a diferença do Teólogo é que estuda profundamente interpretação correta (homilética, exegese e hermeneutica), juntamente com antropologia, sociologia, psicologia e comunicação.

Onde encontro a Orientação Teológica para Casais?

A Orientação está disponibilizada no Zenklub de forma Online, para o cliente realizar no conforto do seu lar. Pode ser realizada com o casal ou de forma individual. Para ter acesso, basta entrar neste link.