O que um adolescente precisa saber antes de namorar

A maioria dos adolescentes começam a namorar pensando apenas no tempo que passarão juntos, olhando para todas as partes boas que um namoro pode proporcionar. Porém, por falta de experiência e maturidade, ignoram ou nem sabem do quanto um relacionamento interfere na autoestima, na saúde mental e nas decisões cotidianas.

É preciso lembrar sempre que o amor não é suficiente sozinho, que nem todos os sacrifícios devem ser feitos por ele. É crucial estabelecer limites e prioridades para que a relação seja saudável para todos. Por isso, é mais do que apenas se juntar com alguém, é fazer um acordo de convivência onde ambos precisam colaborar.

Antes de iniciar o namoro

namorar

Entender o que está sentindo e os reais motivos para querer essa relação é muito importante. Alguns adolescentes podem passar por um período de baixa autoestima e podem pensar que um namoro pode servir como um remédio, outros podem seguir o fluxo dos amigos e fazer isso porque os outros fazem. Há os adolescentes que usam o namoro como fuga dos problemas familiares e também aqueles que desejam alguém especial para dividir os seu cotidiano.

Saiba exatamente quem você quer ao seu lado e quem você não quer. Esperar o cúpido decidir é uma forma de se encrencar, pois pode se relacionar com pessoas que não tem as mesma prioridades e os mesos valores. Isso causa sofrimento a longo prazo, embora pareça bom no início.

Se escolher ter relações sexuais, converse com sua família e saiba se proteger. Entenda que sexo não é uma função obrigatória do namoro, o adolescente não precisa fazer se não quiser. Por isso, não caia em chantagens emocionais se o parceiro tentar te manipular a ter relações sexuais. O amor não tem uma relação direta com o sexo.

Maturidade e dedicação

É necessário maturidade para lidar com os conflitos de um relacionamento. Ainda que os adolescentes sejam inteligentes, algumas coisas são aprendidas somente com o tempo e com o auxilio daqueles que já tiveram essas experiências. Por isso, é importante que eles saibam que podem e deve pedir ajuda, especialmente se algo parecer muito estranho.

Relacionamento exige empenho, não é só diversão e coisas boas. É muito provável que o adolescente precise deixar de fazer algumas coisas que gosta muito ao namorar. Um namoro exige tempo para construir uma intimidade e realmente conhecer o outro.

Ambos os namorados são responsáveis pelo bom andamento da relação. Quando acontece algo errado, tendemos a buscar pelo culpado, mas em um namoro os dois são responsáveis pelo problema. A culpa vai destruir o namoro, por isso é importante engolir o orgulho e a razão muitas vezes.

Saiba o que é um relacionamento abusivo para não permanecer em um. Entenda isso antes de começar a namorar, porque o apaixonamento cega e relação nos cerca. Todo namoro começa muito bom, maravilhoso mesmo, mas nem todos continuam bons. Ler sobre isso não é falta de confiança, é prudência.

Se o adolescente é menor de idade, a responsabilidade por este relacionamento é de seus pais, não dele. Então, é possível que eles se envolvam em algumas questões e isso fique desconfortável para os adolescentes. Os limites devem ser combinados entre todos.

Sobre namorar

Namorar é uma experiência intensa. Pode ser muito bom ou muito ruim. A sua vida é diretamente afetada por outra pessoa e essa relação afeta até a saúde. Namorar é coisa séria, é uma decisão importante.