O que eu faço se ninguém quer namorar comigo?

Quando a pessoa se questiona sobre namorar, é porque já tentou várias vezes, por diversos caminhos e não teve sucesso. Costumam ser pessoas que sentem muita solidão, mas por outro lado são tímidas e acham difícil sair e fazer amigos. Isso aumenta a sensação de desolamento, pois se acham inadequados e sem graça.

Está cansado(a) de tentar namorar

Mesmo que essa pessoa já esteja acostumada a ficar sozinha, não está satisfeita com essa situação. A necessidade de ter alguém para abraçar, amar e conversar sempre bate à porta. Quando ela aparece, vem uma ansiedade para resolver o problema. É quando a pessoa baixa Apps de relacionamentos e começa a flertar nas redes sociais. 

Quando os resultados se mostram insatisfatórios, a pessoa entra num ciclo de autoquestionamento. Deprimida ou com raiva, questiona o seu valor e a sua capacidade de conquistar alguém.  Após isso, cansa e desiste de se esforçar. Então, começa a pensar que não vale mais a pena devido ao tempo gasto e as rejeições que precisou enfrentar. 

De quem é a culpa?

Pessoas que passam por isso vivem tentando entender os motivos. Com isso, algumas começam a procurar um culpado. Entre os culpados mais comuns, está a cultura. Tem quem entenda que seu fracasso amoroso acontece porque a cultura influencia nas escolhas, então quem tem dinheiro e beleza sai na frente.

Outros culpam o destino. Pensam “o que posso fazer se nasci assim? Só me resta aceitar” e continuam vivendo essa angústia. Toda chance de mudar parece ser muito difícil e ainda assim, no fundo não querem mudar, querem ser amados pelo o que são. Isso é totalmente compreensível, mas não resolve o problema. 

Para isso, existe uma notícia boa e uma notícia ruim. A notícia ruim é que a responsabilidade é sua. A notícia boa é que a responsabilidade disso é sua. Isso mesmo! Dói perceber isso, mas quando nos damos conta do quando temos poder para mudar, isso é libertador, O foco não é mudar a sua aparência ou a sua conta bancária, mas a sua própria postura. Namorar será uma consequência de tudo isso.

Como melhorar?

A primeira coisa que é preciso pensar é “Você sairia com alguém como você?”. Antes de desejar que outro alguém se atraia por nós, deve estar claro todos nossos pontos fortes e qualidades, tudo aquilo que podemos oferecer de bom. É pensando nessas coisas que uma pessoa consegue ousadia e coragem para conversar com alguém. 

Se você não acreditar que realmente é uma pessoa interessante para namorar, ninguém fará isso por você.  Por isso, focar em fortalecer seus pontos fortes é o melhor a se fazer. Acompanhado disso, é importante tentar melhorar as áreas que deixam a desejar. Sim, você precisará mudar algumas coisas, mesmo que isso pareça injusto, precisamos nos adaptar a realidade, com o tempo esse processo será natural. 

A sua postura é o que vai convencer a outra pessoa o quanto vale a pena investir em você. É com a postura que você mostra ao outro como deseja ser tratado e qual tipo de relacionamento espera. A postura é mais importante que a aparência e o dinheiro, porque ela vai fazer o outro se sentir seguro do teu lado. Mas para resolver isso, é preciso tempo, é processo de autoconhecimento e de um conjunto de pequenas mudanças. 

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.