Como superar o término de um relacionamento longo

No relacionamento longo passamos por um processo de mudança compartilhada. Nossa forma de pensar, agir e sentir se torna diferente para se adaptar a outra pessoa. Por isso, não viver mais um relacionamento assim exige uma mudança muito profunda. 

Nem todo relacionamento longo significa amor. Em alguns casos, o amor já terminou muito antes da relação. Entretanto, isso não significa que será fácil superar. Independente do sentimento, a readaptação pode levar meses e, até mesmo, anos.

Esse tipo de relacionamento deixa um vazio diferente, uma sensação de dependência que vai diminuindo apenas com o tempo e com as experiências. Por isso, veja essas dicas de como se manter firme nesse processo e se tornar um solteiro satisfeito. 

Mudança de propósito

Se o relacionamento durou muito tempo, provavelmente vocês tinham planos juntos, um futuro combinado e atitudes que se encaixavam na vida da outra pessoa. Assim, o propósito de vida fica condicionado ao relacionamento.

Quando o relacionamento acaba, aquelas metas já não cabem mais, porque elas só faziam sentido com a participação da outra pessoa. Então, é momento de encontrar novos propósitos e focar naquilo que você, sozinho, realmente quer fazer.

Ressignificar a relação

Términos costumam gerar emoções bem negativas, como o sentimento de fracasso e a carência. Às vezes, aquela relação vai parecer muito boa e outras vai parecer terrível. É uma fase de readaptação que vai ser dolorosa em alguns momentos.

O relacionamento longo pode alterar a percepção do nosso lugar no mundo, ele tem uma interferência social e moral muito grande. Porém, essa percepção foi quebrada e precisa ser reconstruída. É crucial que um novo sentido seja dado a esse relacionamento.

Esse novo sentido será construído com base no que você quer para o futuro e nas coisas que você aprendeu. Até mesmo o término tem sentido e pode ser visto como algo bom no futuro.

Autodescoberta

Você saiu de uma dupla para se tornar um só, os prazeres que antes tinha a dois precisam mudar. A sua vida não é mais a mesma e mudar com ela é a melhor chance de aproveitá-la. Quando resistimos em mudar, a vida não volta a ser como antes, nós é que ficamos para trás.

Por isso, descubra novos prazeres. Arrisque novos restaurantes, novos lugares, novos grupos sociais. Experimente atividades físicas e esportes. Retome ao hobby que tinha no passado e que, devido ao relacionamento e as obrigações cotidianas, você foi deixando de lado. É assim que você vai se reconectar consigo mesmo de uma maneira mais profunda novamente. 

Se aproxime da família

Viva momentos agradáveis ao lado da família e dos amigos antigos, construa novas memórias ao lado deles. A família nem sempre estará contigo… O tempo está passando e quanto mais ele passa, mais você perde a oportunidade de ser feliz ao lado das pessoas que te amam e que você ama.

Respeitar o processo

Muitas vezes, você vai se sentir estranho, pode acreditar que está fazendo algo errado. Isso acontece porque tudo mudou demais e você precisa reaprender a viver. Então, é  normal sentir insegurança nesse processo. Apenas tenha em mente os seus verdadeiros motivos e respeite esse processo.

Author:
Teóloga e Psicóloga. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.