Como ser a prioridade do seu conjuge

Se você está aqui, provavelmente esteja sentido que já não é mais a prioridade dele(a), se percebe deixado de lado. De alguma forma, acredita que outras coisas, pessoas e obrigações tomaram um lugar que é seu na vida de outra pessoa. Esse lugar é atenção, tempo, carinho e dedicação. 

Essa situação é consequência de muitas ações, afinal um dia você já foi a prioridade dessa pessoa. O que será que mudou? Se tudo parece mais importante que você hoje, é preciso avaliar, antes de qualquer coisa, qual foi a sua influência para isso acontecer. Somente desta forma, conseguirá descobrir como resolver esse problema.

Entenda como você afeta o outro

A sua influência transforma o relacionamento para melhor ou pior. Você não vai controlar tudo, mas é tão responsável quanto a outra pessoa. Por isso, perceba que a forma como você lida com ela irá determinar muitas de suas ações e, principalmente, o seu humor. Uma expressão facial ou o tom da voz já é suficiente para fazê-la desejar a sua presença ou se afastar. 

Se um homem chega em casa do trabalho e encontra a esposa estressada e reclamando, a vontade dele de voltar para casa irá diminuir. Assim, ficará mais tempo no trabalho. Quando um homem chega em casa e encontra uma esposa alegre, com um café ou uma janta quase prontos, se sentirá bem e vai ter mais vontade de terminar seu trabalho e ir para casa cedo. 

Quando uma mulher tem um marido que não gosta de sair, sempre pensa em dinheiro e é estressado, prefere sair com amigos ou com a família, dando mais atenção para as pessoas que lhe provocam bons sentimentos. Algumas vezes, o outro não nos dá um bom retorno porque não estamos agregando coisas boas na vida dele.

Por isso, pare um momento para refletir como você responde a ele(a). Quais emoções você tem dirigido para a pessoa que quer atrair? É raiva, alegria, estresse, leveza, segurança ou ansiedade? Tudo aquilo que transmitimos retorna de outra forma, relacionamento é constituído de ações e reações. Continue lendo para descobrir como quebrar esse ciclo.

Aprenda a impor limites

Se você percebe que não está sendo prioridade neste relacionamento, significa que os limites estão alterados e que não estão dando atenção devida ao relacionamento. Geralmente, isso é consequência de prioridades que foram distorcidas. Um exemplo disso é quando o casal passa por problemas financeiros, começando dar mais atenção ao trabalho do que à família. Essa alteração de prioridade é importante por um tempo, mas deve terminar em algum momento.

Alguns casais precisam definir um tempo para passar juntos, como um final de semana ou alguma noite na semana. Essa combinação deve acontecer de forma regular, para o casal reconstruir o hábito de passar tempo de qualidade junto. Esse tempo é muito necessário e é um limite importante. Neste momento, o casal terá a oportunidade de se divertir e colocar algumas conversas em dia.

Uma conversa franca sobre a necessidade dessa atenção é bem importante. Ambos precisam entender o quanto seu parceiro está satisfeito ou não. Porém, para ter essa conversa, é preciso estar esclarecido sobre o que você quer que mude no relacionamento. Se você acredita que isso pode gerar uma briga, termine de ler as dicas deste artigo e depois leia este texto.

Não faça mais do mesmo

Tem pessoas que desejam chamar a atenção do companheiro de forma errada, fazendo mais do mesmo, sem pensar que aquilo que estão fazendo pode não ser importante para ele(a). Se carinho é importante para você, sua tendência será ser cada vez mais carinhoso, o que pode sufocar seu companheiro. Quando ele se afasta, você sente que já fez tudo o que podia fazer.

Porém, você está dando ao outro aquilo que é importante para você, aquilo que ele já tem e que não faz falta. Neste caso, é preciso conhecer bem a pessoa que está ao seu lado, observar o que é importante para ela. Você vai descobrir o que fazer quando prestar atenção nas coisas que ela reclama. Além disso, podes usar a estratégia do espelho, que é dar ao outro o que ele dá para você, pois ele mostra dessa forma o que é importante para ele.

Seja agradável para ser prioridade

Ser uma boa companhia é o mínimo que você precisa para ser desejada. Por isso, evite reclamar com frequência ou falar mal das pessoas que ela gosta. Quando estiverem juntos em casa, por exemplo, assista alguns programas da TV que a outra pessoa gosta, faça uma pipoca e torne aquele momento leve. Não reclame cada vez que ela ficar algo errado ou cada vez que você simplesmente se chatear, conte mais histórias divertidas do que fatos que te estressam.

Desabafar é muito importante, mas as conversas do casal não devem se resumir aos seus desabafos. Até para isso é preciso ter um tempo adequado. Quando a outra pessoa entra em contato com você, precisa se sentir confortável para permanecer, por isso uma conversa pesada deve ser realizada quando vocês já estiverem relaxados. Se você seguir esses passos. estará cada vez mais perto de ser a prioridade do outro.

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.