A liberdade individual é um dos bens mais precisos que podemos conquistar. Quando sentimos que ela está em jogo, ficamos com medo de futuro e de cometer erros irreparáveis. Se tem algo que pode tirar a liberdade de alguém, é o casamento! Eu vou te explicar como lidar com isso.
Namoro e Casamento
Existem basicamente 2 tipos de relacionamentos, o namoro e o casamento. No namoro, você vai conhecer a pessoa para decidir se é com essa pessoa que você quer casar ou não. Se o namoro tem como objetivo conhecer o outro, deixá-lo livre e sem exigências mostrará quem ele realmente é. Exigir coisas do outro, não cabe no namoro, mas vocês podem e devem conversar sobre o que exigirão no casamento. Por isso, se você sente que perdeu a liberdade no namoro, está namorando errado.
Durante o casamento, é essencial que ambos abram mão de muitas coisas e é ai que as pessoas sentem que perdem a liberdade. No casamento há intimidade profunda, o outro terá acesso a todas as suas contas (redes sociais ou bancárias), definirá com você o que irão comer durante o dia, os lugares que poderão frenquentar, com o que gastarão o seu tempo, até mesmo as roupas e o corte de cabelo. Então, por isso, você pode imaginar que não há liberdade no casamento e agora eu vou te dar a explicação mais importante, preste atenção:
O que é liberdade?
Se liberdade para você é fazer o que quiser, como quiser e quando quiser, sim você a perderá quando se casar. É papel do seu companheiro, e seu também, mostrar ao outro onde ele errou, como ele pode ser melhor, exigir e bater de frente quando necessário. O seu marido ou a sua esposa tem, não apenas o direito, mas o dever de cobrar de você as coisas que não estão o agradando. Por que você se casou para ele e ele se casou para você.
É por isso que o período do namoro é tão importante! Você não vai querer um compromisso assim com qualquer pessoa, tem que ser alguém que você ame demais e que mereça tudo isso, alguém que retribua também. Você deve se casar com aquele namorado que o respeita, que quer cuidar de você e que se importa com a tua felicidade, precisa ser alguém que realmente se doe. Por que, se você casar com alguém que te ame assim, ele não vai pedir coisas absurdas, coisas que te machucam ou que prejudicarão de alguma forma.
Isso vale a pena?
Quando você estiver em contato com um amor assim, você vai desejar se entregar, se doar e abrir-mão da sua liberdade individual por amor e respeito a ele. Por que, você foi livre para escolhe-lho e para escolher a vida que ele tem para você. Você só vai sentir que perdeu a liberdade se se doar demais antes do tempo ou abrir-mão de coisas porque o outro quer, mas sem ver sentido nisso. Tudo o que envolve pressa ou falta de sentido vai fazer com que você se sinta sufocado.
Se você optar, em sua liberdade, que deseja viver um casamento, terá que abrir-mão do individualismo. Se você você optar, em sua liberdade, por permanecer solteiro. estará abrindo-mão de um amor verdadeiro. Para toda escolha você precisa renunciar algo. Ninguém pode ter tudo, fazer escolhas livremente e não viver nenhuma consequência. Essa é a realidade, essa é a vida, goste ou não.
Por isso, o casamento precisa ser racional e recíproco. Casar é uma decisão importante e deve ser tomada com todo o cuidado, porque você vai ter que se doar quando estiver vivendo um casamento. Se o seu casamento for bom, você ainda se sentirá livre. Se você acredita que pode viver um casamento individualista, saiba que está caminhando em direção ao divórcio. O casamento exige, por si mesmo, renúncia pessoal pelo outro.