A pessoa que se relaciona com uma mulher ciumenta sente-se sufocada constantemente, não apenas pelo controle, mas por todo jogo emocional que acontece ali. Geralmente são relacionamentos exaustivos, que demandam muita energia. Então, por mais amor que exista, todo esse peso pode acarretar no fim do relacionamento.
Lidar com uma mulher ciumenta pode ser um desafio, mas não precisa ser o fim do relacionamento. Ainda que essa situação seja intensa, há formas racionais de lidar com ela. É possível compreender a situação e construir um relacionamento fundamentado na confiança mútua. Para isso, é necessário entender alguns pontos básicos. Veja a seguir.
O que é ciúmes
O ciúme é a afirmação de um direito de propriedade, geralmente esse direito é afirmado quando há o risco de perda. Esse medo de perder pode ser ocasionado por diversos motivos como traumas, crenças e baixa autoestima. Uma pessoa com esse sentimento, tende a agir de diversos modos, sendo sarcástica, irônica, egoísta e chata, dramática, teimosa, nervosa, melosa, estressada, etc. Veja como lidar com tudo isso!
Converse sobre as inseguranças dela
Conversar com seu parceiro faz toda a diferença, pois te ajuda a entender quais são os gatilhos dele e como essa insegurança surgiu. Com essa conversa, você também pode perguntar quais atitudes você pode ter para deixá-la mais segura do relacionamento e da tua fidelidade.
Fale como você se sente
Se você se sente desrespeitado e sufocado, ela precisa saber! É importante falar sobre o sofrimento que os ciúmes dela estão causando em você também, somente assim ela terá consciência do quão necessário é mudar. Então, diga sobre o que você sente e pensa. Se esta situação está colocando seu sentimento por ela em risco, também é preciso comunicar.
Estabeleça limites
Se o ciúme do seu parceiro está interferindo em sua vida, é importante estabelecer limites saudáveis. Isso pode incluir definir limites sobre o que é aceitável e o que não é em termos de comportamento e comunicação. Certifique-se de que os limites são respeitados por ambas as partes. Dê o limite e comunique a consequência caso ele seja desrespeitado, se for desrespeitado faça o que você prometeu ainda que sua parceira se frustre.
Estimule-a se divertir mais sem você
O ciúme exagerado é sinal de uma dependência emocional. Isso significa que a mulher ciumenta precisa te tirar do centro da vida dela. Ela vai fazer isso se envolvendo em novas atividades, saindo mais com amigos e tendo momentos de lazer sem você. Isso fará com que ela tenha mais autonomia emocional e consiga se sentir satisfeita de outras formas além do relacionamento.
Demonstre amor
Às vezes, o ciúme pode surgir quando a pessoa se sente negligenciada ou insegura no relacionamento. Demonstre amor, carinho e admiração para o sua parceira. Isso vai ajudá-la a se sentir mais segura e confiante em sua relação. Dê atenção a ela e a coloque em uma posição de importância na sua vida, ela se sentirá importante quando você compartilhar o seu dia com ela de forma muito simples.
Não alimente o ciúme
Se o seu parceiro está exibindo comportamentos ciumentos, evite alimentar o ciúme. Não minta, esconda informações. Qualquer coisa que ela descobrir que você não falou, será uma motivação muito grande para ela continuar insegura. Quando fizer algo, assuma mesmo que isso vá frustrá-la. Se for situações que você pode evitar, sem afetar a tua liberdade pessoal, evite. Continue sendo honesto e transparente em suas ações.
Leia também Ciúmes: o que a psicologia diz sobre isso