Como lidar com pessoas ciumentas

Existem dois tipos de pessoas ciumentas. Há o ciúme que é gerado pela insegurança pessoal, traumas e crenças, geralmente esse ciúme tende a ser mais excessivo. O segundo tipo de ciúme é causado pelas necessidades emocionais que não estão sendo satisfeitas na relação, então quando a relação muda, a confiança aumenta. É por isso que eu vou te explicar agora quais são as necessidades emocionais que precisam ser satisfeitas e como você pode fazer isso no seu casamento.

Como lidar com o ciúme natural

O ciúme que surge devido a necessidades emocionais não atendidas no relacionamento precisa da satisfação dessas necessidades para que seja possível construir uma base sólida de confiança. Para fazer isso você não precisa ter conversas muito profundas e ou fazer papel de mãe, pai ou psicóloga do seu conjuge. O que você precisa é compreender quais são as características mais fortes no seu companheiro, isso revelará quais são as necessidades dele que precisam ser atendidas.

Existem três tipos de perfis de temperamentos que costumam ser mais ciumentos. Cada um desses temperamentos é ciumento por motivos distintos e é por isso que, muitas vezes, você simplesmente não consegue entender o que deixou o outro tão inseguro. Enquanto eu falar sobre cada um deles, tenho certeza que você identificará o seu conjuge em algum!

Medo de perder

Esse ciúme é típico de pessoas não tem muitos amigos, são mais introspectivas e demoram para se entregar. Por ser uma pessoa com pouca convivência social, demora muito para criar vínculos profundos e se sentir realmente confortável com alguém. Então, cada vez que sente isso por alguém, trata o outro como um tesouro precioso que não pode ser perdido.

Como ele sabe que demorou muito para o desenvolvimento do relacionamento,  entende que, caso se separe, ficará sozinho e solitário por muito tempo até encontre outra pessoa. Quando ele abre o coração para você, você se torna especial e insubstituível. Perder você seria uma ferida enorme e sem remédios que reduzissem a dor.

Essa é a forma como pessoas com o temperamento melancólico pensam. Eles também tendem a ter uma baixa-autoestima, acreditando que ninguém mais irá quere-las no futuro. Além disso, eles são muito sonhadores e já imaginaram como será a vida com você daqui a 50 anos. Para eles, perder alguém é como perder tudo, o amor, o futuro, os sonhos.

Se você tem um companheiro melancólico reduzirá os ciúmes dele a medida que mostrar que ele também é especial e insubstituível para você. Fazer planos a longo prazo o deixará mais seguro na relação, se esforçar para ter mais tempo de qualidade também.

Desejo por atenção exclusiva

Essas pessoas ciumentas não aceitam estar em segundo plano na sua vida, são pessoas que querem a sua atenção constantemente e dependem da sua demonstração de admiração para se sentirem seguras. É um temperamento mais carente, que gosta de ser elogiado. Por isso, essa pessoa vai competir com tudo o que parecer mais importante que ela, seja seu trabalho, sua família ou seus amigos.

Sempre que seu tempo ou sua atenção pairar mais sobre outras coisas, o ciúmes aparecerá na relação. Esse é o comportamento típico do temperamento sanguíneo. Para deixar o parceiro sanguíneo mais seguro é essencial elogiá-lo, isso mostrará que você o admira e está prestando atenção nele. Também se preocupe em passar mais tempo com ele, deixando algumas coisas de lado para priorizar o relacionamento.

Medo de ser trouxa

O temperamento colérico também tende a ser ciumento, mas por motivos bem diferentes dos temperamentos anteriores. Ele é muito dedicado, especialmente em trabalhar e garantir um futuro financeiro e material confortável para o casal. A sua forma de demonstrar amor é trabalhando pelo outro e é aí que ele começa a ter medo de ser trouxa. Ele doa tanto de seu esforço e de seu tempo pelo futuro da relação que não suportará descobrir que foi enganado enquanto a outra pessoa se aproveitava dele.

O colérico não sabe amar sem se doar e ele sabe disso, o que o faz sentir muito medo de estar lutando por alguém que não merece. Então, essas pessoas ciumentas se tornam vigilantes, prestando atenção em cada passo que o outro dá. Ele também acredita que o outro só o trairá se não valorizar as coisas que ele faz, por isso precisa garantir que está sendo reconhecido e admirado.

Para reduzir os ciúmes do colérico você deve mostrar que o admira, elogiando o esforço dele em relação ao trabalho, mostrando que percebe quando ele está cansando e se interessando pelas conquistas dele. Geralmente, eles se sentem amados com atos de serviço, por isso seja uma pessoa faz coisas para o bem-estar cotidiano dele, como fazer o almoço favorito, esperá-lo com a casa organizada, passar no mercado e comprar algo que ele gosta de comer.

Ciúmes não tem a ver com traição

Os ciúmes tem a ver com segurança emocional. Se você entender do que o seu conjuge precisa para se sentir seguro, dará a ele todos os motivos de que precisa para confiar em você. É entrega que torna a relação forte e sólida. Pessoas ciumentas são pessoas que não tiveram as suas necessidades emocionais satisfeitas na relação.

 

Entenda a diferença entre ciúme natural ou patológico

Você quer saber mais sobre temperamentos? Assista a LIVE que fiz sobre cada um deles no Youtube ou ouça no Spotify abaixo.