Quem convive com uma pessoa difícil sabe o quanto é exaustivo se impor diante de situações absurdas, isso porque as reações dela vão além de qualquer coisa que lhe pareça aceitável, a ponto de te deixar sem reação. Pessoas difíceis geralmente são imprevisíveis e, quando você sente que vai conseguir se impor, ela coloca um novo obstáculo e consegue o que quer. Se você ainda não sabe o que fazer, continue lendo.
Avalie as suas necessidades de forma racional
Pessoas difíceis conseguem abalar o emocional do outro, de modo a fazer ele mudar de ideia em relação ao que pensa, quer ou sente. Por isso, você pode chegar a uma discussão certo de que tem razão e sair dela se sentindo culpado. Isso acontece porque você está se apoiando mais na emoção do que na razão e, possivelmente, chega para conversar sentindo ansiedade.
Pensando nisso, é mais importante você pesar e listar tudo o que pensa a respeito do que está acontecendo. Se for preciso, escreva. Tenha tudo muito claro e seja objetivo, não faça rodeios consigo mesmo, não fique tentando justificar tudo. Leia e pense sobre isso antes de conversar com a outra pessoa. Escrever parece algo muito simples, mas também é super esclarecedor.
Defina o que você quer, o que te parece justo e quais ações você espera da outra pessoa. O seu foco na próxima conversa deve ser em colocar seus pontos, não se preocupe em convencer o outro a concordar com eles, nem a te entender. Compreensão e apoio é diferente de respeito. Neste próximo momento, você precisa de respeito. Se a outra pessoa não te entende ou não te apoia, ela vai ter que lidar com isso depois.
Os seus limites são muito importantes para você, por isso você precisa tê-los bem definidos. Porém, não basta definir o que você quer, é preciso definir como você vai conseguir isso e o que vai acontecer se o outro não te respeitar. Por exemplo: “se você não me respeitar, vou me afastar de você” ou “se você fizer isso, não vou te dar tal coisa”. Lembre-se, tão importante quanto falar, é fazer o que disse.
Seja firme com educação
A pessoa difícil vai tentar fazer você balançar e mudar de ideia. Provavelmente começará com argumentos que te levem a sentir pena dela, depois tentará fazer você se sentir culpado, vai justificar cada ato ou palavra descabida e, por fim, se você não desistir, vai brigar e te ameaçar. Você precisa entender que esse é o rumo natural de uma conversa com alguém assim, esse é o padrão e um jogo de manipulação.
Não se deixe emocionar, seja constante no que você quer. Assuma todos os riscos necessários sem medo, somente assim você será respeitado de verdade. Quando alguém não lhe dá respeito de forma espontânea, você precisa conquistar. Em pouco tempo, você verá que não precisava temer tanto as reações do outro, que elas não são tão importantes quanto você acreditava.
Provavelmente ele não vai gostar, mas isso é problema dele. Por muito tempo você não gostou de várias coisas e esta lidando com isso também. Com qual desconforto e frustração você prefere lidar: com a sua ou com a do outro? Qual comportamento vai fazer você chegar onde quer?
Saiba o que esperar do outro
Como já foi mencionado antes, o seu papel não é convencer o outro. Se essa pessoa é difícil, a chance disso não acontecer é bem grande. Por isso, tenha expectativas realistas. Se o seu comportamento mudar o outro vai reagir de uma forma diferente com o tempo, mas não espere que isso aconteça logo, nem que seja agradável para você.
Talvez a pessoa difícil te ignore, te xingue, te enrole ou tente te castigar. Isso pode acontecer, mas não deve ser motivo pra você desistir de ser firme e de buscar respeito. Se ele tem essas tendências, vai continuar com elas e você não deve se deixar abalar por isso. Mantenha seus limites, suas estratégias e suas palavras. A questão aqui não é como o outro vai reagir, mas sim como você vai lidar com ele, independente da forma como ele reaja.
Não tenha medo de se afastar
Nem sempre o outro vai mudar e o limite você irá dar se afastando e se preservando. Simples assim. Neste caso, as tuas ações irão falar por você. Tenha coragem e não se deixe levar por joguinhos emocionais. Seja firme. Porque, cada vez que você voltar atrás, vai estar provando que ele te domina, que tuas palavras não devem ser levadas a sério e que os sentimentos dele são mais importantes que os seus. Se você voltar atrás, irá perpetuar o ciclo.