Como a oração diminui sintomas de ansiedade

Já foi comprovado cientificamente que a oração diminui os sintomas da ansiedade! Este tema está sendo tão debatido, que atualmente existe a ciência chamada “Psicologia da Religião“, que aborda todos os benefícios da espiritualidade para a saúde mental.

A ansiedade é uma das patologias mais presentes na atualidade, caracterizada especialmente pela pressa e pelo medo do futuro. Sentimentos que se mantém cada vez mais intensos com as circunstâncias atuais do mundo como as crises econômicas, de saúde e ambientais.

Benefícios psicológicos da oração

O medo do futuro faz a pessoa ansiosa sentir que precisa controlar tudo! Por isso, confiar em um Ser superior a ela e as circunstâncias é importante para a redução da ansiedade. Sabendo que não pode controlar o futuro, escolhe confiar em um deus que faça isso por ela.

Assim, consegue acreditar em um futuro bom e justo, independente da situação em que vive atualmente. É esta crença, que faz a diferença no tratamento de pessoas com vícios ou na restauração de casamentos fracassados.

Quanto mais a pessoa permanece em oração, mais convicta se torna dessa verdade. Por isso, mesmo que exista ansiedade, agora ela sabe recorrer a uma forma mais saudável de lidar com esse mal-estar. 

A confiança incondicional no amor de um Ser superior, permite que a pessoa não sinta medo de ser julgada, punida ou menosprezada por suas emoções e pensamentos. Desta forma, consegue falar tudo o que passa em sua mente e reorganizar seus pensamentos.

Benefícios fisiológicos da oração

A oração é comprovadamente um estabilizador de emoções. Isso, porque libera hormônios que causam a sensação de segurança e bem-estar. Assim, emoções como medo ou raiva diminuem.

As nossas funções corporais também são afetadas ao orar. São ativadas regiões do cérebro responsáveis pela reflexão. Isso significa que a pessoa torna-se menos impulsiva quando ora.

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.