Quem é e o que faz um Psicoterapeuta?

Muitas pessoas acreditam que somente o psicólogo pode ser psicoterapeuta. Na verdade, a psicoterapia não é exclusiva dos psicólogos e nem todo psicólogo é psicoterapeuta.

Quem são os psicólogos?

Lei nº 4.119/1962 regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil e estabeleceu a obrigatoriedade do registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) para o exercício da profissão. O Art. 13 dessa lei estabelece que “o exercício da profissão de psicólogo é permitido ao portador do diploma registrado nos termos desta Lei, ou que seja reconhecido nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, após a inscrição no Conselho Regional de Psicologia da respectiva região”.

Já o termo “psicoterapeuta” não é uma profissão regulamentada no Brasil, ou seja, não é possível obter um diploma ou registro profissional específico para a prática da psicoterapia. O termo é utilizado de forma mais ampla e genérica para se referir a qualquer profissional que realize psicoterapia, incluindo psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área de saúde mental.

As atribuições exclusivas dos psicólogos são:

“a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento.” segundo o CRP.

Quem mais é psicoterapeuta?

Além de pessoas que estudaram psicologia, podem ser psicoterapeutas profissionais como psicanalistas, psiquiatras, terapeutas holísticos, reikianos, ocupacionais, teólogos entre outros.

O que faz o psicoterapeuta?

Ele auxilia, por meio de métodos e técnicas, pessoas que estão passando por dificuldades ou sofrimento psíquico em diversas áreas da vida. Utilizam as técnicas dos cursos que estudaram, por isso é importante saber qual é o embasamento teórico de cada psicoterapeuta.

A maioria das pessoas concordam que os psicoterapeutas mais confiáveis são aqueles que estudaram psicologia. Porque, têm consciência real do quanto as suas atividades poderão influenciar a vida do paciente.

Leia também: “Como funciona a nossa Psicoterapia