Leis espirituais que afetam seu casamento

Seu casamento recebe interferência do mundo físico, emocional e espiritual. Por causa disso, ele está a todo instante sendo afetado por leis que podemos não conhecer ou que ignoramos. Vou te apresentar as leis espirituais e biblicas que interferem diretamente na tua vida conjugal.

Lei da Colheita (Gálatas 6:7)

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, certamente colherá.

No casamento, aquilo que você planta no relacionamento, seja amor, respeito ou desrespeito, retornará em frutos. Se você semeia cuidado e dedicação, colherá um casamento mais saudável e harmonioso. Cada vez que você reage ao seu parceiro, está plantando algo.

Assim como uma semente é pequena, mas pode se tornar uma grande arvore, pequenas ações podem gerar grandes consequências. Isso vale para o que é bom e também para o que é ruim. Assim como a semente precisa de tempo para germinar, nossas ações não geram frutos no momento em que plantamos, mas tempos depois.

Se você deseja um casamento melhor, precisa planta-lo agora e ter paciência para esperar o tempo necessário para que ele cresça. Se você plantou coisas ruins no passado, devido a sua imaturidade, a conta pode ter chegado ou chegará, neste caso você precisará suportar as consequências com fé na nova colheita que está plantando.

Lei do Perdão (Mateus 6:14-15)

“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.”

O perdão é essencial no casamento. Não há como o casal viver em paz e feliz quando mágoas estão sendo colecionadas. Olhe para o casamento das pessoas idosas, aqueles que duram 40 ou 50 anos, seria possível eles alcançarem essa idade com amor se estivessem cheios de rancor?

Você precisa entender que, se não perdoar seu conjuge, não será perdoado por Deus. Mesmo que ele tenha feio e dito coisas que te machucaram profundamente, eu tenho certeza que você também já fez e falou coisas que machucaram Deus profundamente. Ele precisa do seu perdão, assim como você precisa do perdão de Deus.

Lei da Unidade (Gênesis 2:24)

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”

O casamento cria uma unidade profunda entre marido e mulher. A união física, emocional e espiritual é um reflexo da unidade que Deus deseja para o relacionamento conjugal. A partir do momentos que vocês se casaram, tudo o que faz parte da vida de um afetará a vida do outro, até mesmo as coisas que estão ocultas.

Por meio do casamento, vocês se tornam uma só entidade, indivisível. Quando um plantar, os dois colherão. Quando um sofrer, os dois sofrerão. Cada vez um se machucar, o outro também sentirá dor. Da mesma forma, acontecerá com todas as coisas positivas que o contruírem.

Por isso, preste muita atenção nos seus atos. Por mais que pareçam questões individuais para você, o seu conjuge estará sendo diretamente afetado por tudo o que você faz.

Lei da Comunicação (Provérbios 15:1)

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”

A forma como nos comunicamos pode construir ou destruir o casamento. Falar com gentileza e ouvir com paciência promove a paz no lar. Perceba que aqui a Bíblia não está falando do que você fala, mas da forma como você fala.

Por mais certo que você esteja, se usar o tom errado, estará prejudicando o teu casamento. É sua responsabilidade controlar seus ânimos e conversar de forma madura com o seu conjuge, afinal, vocês são adultos. Se você acha muito difícil se controlar, faça psicoterapia online para aprender a lidar com suas emoções.

Lei da Colaboração (Marcos 3:25)

“Se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.”

Com base neste versículo, podemos compreender que seria melhor nunca ter casado, do que casar e viver em guerra. Um dos objetivos do casamento é que os cônjuges fortalecem um ao outro. Em momentos de luta, tristeza ou insegurança você deve poder contar com a pessoa que está ao seu lado.

O casamento nos dá estabilidade emocional para persistir em meio as dificuldades. O seu conjuge deve ser seu apoio, aquele que te anima quando o medo aparece. Infelizmente, muitos casais vivem exatamente o oposto, eles se autodestroem.

Brigar em alguns momentos é normal, mas a briga constante destrói a família e cada um de vocês pessoalmente. As pessoas que vivem em guerra dentro de casa são infelizes, adoecem com frequência, envelhecem rápido demais, não prosperam. O casamento, que deveria ser um elixir, se torna um veneno.