Como recuperar o tesão no casamento

Recuperar o tesão pode parecer uma tarefa assustadora, mas não precisa ser. Ele é um elemento importante em qualquer relacionamento íntimo, mas às vezes pode desaparecer com o tempo. Se você e seu parceiro estão enfrentando uma diminuição no desejo sexual, saiba que isso é normal e que há várias maneiras de recuperá-lo.

O maior das pessoas que querem recuperar o tesão é focar apenas no sexo, desconsiderando toda a dinâmica do relacionamento e todos os fatos que os levaram até esse momento. O tesão é resultado da várias coisas e eu vou te explicar um pouco sobre cada uma delas. Veja o que você pode fazer para recuperar o tesão.

Conversem sobre o assunto

A comunicação é fundamental em qualquer relacionamento, incluindo o sexual. Se você percebeu uma diminuição no desejo sexual, converse com seu parceiro sobre o assunto. Fale sobre suas preocupações e descubra o que está causando a diminuição do desejo. Talvez ele esteja passando por um momento específico que o atrapalha nesta área, talvez o relacionamento esteja pesado para ambos. Você precisam entender em qual cenário estão vivendo.

Admiração e respeito

Admiração e respeito são fundamentais para a manutenção de um desejo sexual saudável. Se você não admira mais seu parceiro, nem se sente respeitado por ele, é óbvio que a vida sexual vai ser afetada também. É preciso entender onde esses fatores foram se comprometendo. É natural que as pessoas passem a respeitar menos conforme a intimidade aumenta, esse é gerador comum de brigas no casamento. Por isso, é preciso rever onde você estão e se é necessário dar alguns passos para trás.

Invista no sexo

Com a correria do dia a dia, é fácil negligenciar o sexo. Reserve um tempo para o sexo, como se fosse um compromisso, para se concentrar apenas no prazer e na intimidade do casal. Além disso, pesquise posições, ideias e até compre novas roupas intimas e objetos que podem aumentar o prazer do casal. O livro “Ponto G do Amor” deixa claro como a negligência da vida sexual está relacionada com uma falsa crença de que o sexo deve ser sempre expontâneo.

Sejam carinhosos

O toque físico é uma das maneiras mais simples e eficazes de aumentar o desejo sexual. Pratiquem o toque físico, como dar as mãos, abraçar e beijar, sem a intenção de levar ao sexo. Essas ações simples podem ajudar a aumentar a conexão emocional entre o casal.

Busquem ajuda profissional

Se o problema persistir, não hesite em procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudar o casal a identificar o que está impedindo o desejo sexual e fornecer estratégias para recuperá-lo, por meio de um olhar neutro capaz de compreender e explicar a atual dinâmica do casal e como ela influencia no desejo sexual.

Ouça no meu PodCast o episódio Gatilhos Do Desejo Sexual  e descubra quais são as três chaves fundamentais para despertar o desejo sexual, como fortalecer a intimidade diária em momentos simples do cotidiano e a apimentar a relação demonstrando desejo pelo outro de forma constante, simples e significativa.

Leia também O que ninguém te contou sobre sexo