fbpx

5 maiores causas de divórcio no Brasil

As causas do divórcio podem variar de acordo com cada casal e suas circunstâncias específicas. No entanto, no Brasil, existem algumas razões comuns que podem levar ao divórcio. Aqui estão cinco das principais causas de divórcio no país:

Infidelidade

A traição conjugal é mais citada como uma das principais causas de divórcio no Brasil, independente se forem traições recorrentes ou apenas uma vez. Na maioria dos casos, está relacionada com o ato sexual, porém também pode aparecer traição por internet como uma causa comum de divórcio. A quebra da confiança geralmente é algo muito difícil de superar e muitos casais não conseguem reconstruir um vínculo saudável novamente.

Sentimentos de solidão

Quando os casais não conseguem se expressar adequadamente ou não conseguem resolver conflitos de maneira saudável, os problemas podem se acumular e levar à separação. O maior conflito emocional que isso gera é a sensação de não ser ouvido, de sentir que o outro não se importa com você, que ele está sendo egoísta se preocupando apenas com o que ele sente. Essa sensação faz as pessoas se sentirem abandonadas emocionalmente e, consequentemente, sozinhas.

Diferenças irreconciliáveis

Às vezes, as pessoas descobrem que têm valores, objetivos ou interesses divergentes e não conseguem ver como podem ser reconciliados. Essas diferenças podem causar tensão e conflitos constantes, levando ao divórcio como uma solução final. O casamento é um relacionamento que exige mudança constante de coisas muito importantes e de coisas menos importantes também, porém quando as pessoas não estão dispostas a mudar e abandonar algumas de suas crenças, as guerras dentro de casa se tornam constantes, abalando completamente o psicológico do casal.

Problemas financeiros

Problemas como dívidas excessivas, falta de responsabilidade financeira ou divergências sobre como lidar com as finanças familiares podem levar ao desgaste do casamento. Isso não significa que as pessoas se casam por dinheiro ou que esperam uma vida sempre confortável. A vida financeira instável prejudica o casal por causa das tensões emocionais que provocam. As pessoas ficam mais irritadiças, menos pacientes, ansiosas e podem até ter problemas como insônia, gastrite… Tudo isso afeta diretamente a convivência familiar.

Desconexão emocional

Às vezes, os casais simplesmente não se sentem felizes ou satisfeitos em seu relacionamento. A falta de intimidade emocional, a insatisfação sexual ou a sensação geral de infelicidade podem levar à decisão de buscar o divórcio. Elas olham para o parceiro e não conseguem sentir mais nada, podem até pensar que o casamento está as impedindo de viver coisas melhores com outras pessoas. O sentimento e a admiração foram se esvaindo da relação e não há mais perspectiva de futuro.

 

Leia também Será que estou boicotando meu relacionamento?

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.