10 tipos de maridos: qual é o seu?

Dizem que homem é tudo igual, não é mesmo? Mas essa postagem vai provar que não é! Existem vários tipos de maridos, cada um com suas manias, prioridades e qualidades.

A intenção deste artigo não é estereotipar qualquer pessoa, mas trazer a luz alguns padrões comportamentais que podem estar prejudicando a relação. Pois, somente assim é possível criar estratégias para melhorar.

Tipos de maridos

maridos

1. Calado

É aquele que nunca comunica seus desejos e necessidades. A esposa e os filhos se sentem distantes dele, pois quando estão juntos, não fala mais que o necessário.

Esse comportamento deixa eu déficit emocional, prejudicando a confiança que a esposa sente por ele. Devido a falta de comunicação, a mulher sente que não pode contar com o marido quando estiver passando por um momento difícil.

2. Ditador

Homens brutos e muito bravos. Eles adoram se sentir no controle de tudo e sabem ser bastante punitivos quando algo não sai como eles querem.

Esse tipo de homem é aquele que causa muita insegurança na esposa, que sente sempre estar pisando em ovos para não desagradá-lo. Os filhos deste homem costumam esconder tudo do pai, por medo de punição.

Quanto mais o ditador sente estar no controle, mais a esposa se afasta dele.

3. Amoroso

Esse marido é o melhor amigo da sua esposa. Ele não se irrita com facilidade, demonstra interesse por ela e sabe ser sincero no que quer. A maior necessidade de uma esposa é se sentir amada. O marido que sabe demonstrar isso, conquista a mulher todos os dias.

Isso não significa que ele a mima sempre ou que faz tudo o que ela quer. Ser um marido amoroso é se importar com o bem-estar da sua esposa, valorizar a opinião dela quando for tomar as decisões e mostrar que gosta de estar com ela no dia-a-dia.

4. Teimoso

Este pensa que só ele é o certo, ignora completamente a opinião da esposa quando precisa tomar decisões. Quando a esposa não concorda com ele, ele tende a tratá-la como uma ignorante.

Quando um homem age assim, destrói a autoestima da mulher. Geralmente, causa ansiedade que pode ser descontada na comida. Também pode causar um desânimo geral sobre a vida que faz ela se tornar menos vaidosa e descuidar de si mesma.

5. Explosivo

Esse é o típico machista. Ele acha que, para ser macho, é preciso ser bruto e que a mulher deve aguentar tudo quieta. Todos os dias esse homem explode por alguma motivo.

A esposa deste homem, não se sente confortável com ele, afinal nunca se sabe qual comportamento vai fazer ele ter outra crise de fúria. A casa fica em paz só quando ele está longe.

6. Perfeccionista

Eles são exigentes demais com tudo. É muito semelhante ao marido ditador, só que menos bruto e menos punitivo. O marido perfeccionista trata sua mulher e seus filhos como se tivesse administrando uma empresa e ele fosse o chefe.

Está sempre pedindo que as coisas sejam como ele quer e a esposa se sente anulada e sobrecarregada. Afinal, não se sente confortável para tomar decisões sem o “ok” dele.

7. Crítico

Ele está o tempo inteiro vendo os defeitos da esposa. Sempre criticando o que ela faz, o jeito dela e a aparência.

Muitas vezes, ela se sente como um monstro por causa da críticas dele. A autoestima é diretamente afetada. A mulher passa a sentir vergonha de quem ela é e isso afeta a aproximação dos dois, principalmente se tratando da vida sexual.

8. Indeciso

Eles jogam todas as decisões para a mulher. Possivelmente, eles acreditam que estão sendo bons para ela, mas a está sobrecarregando. Esses são os maridos que jamais fariam uma surpresa para a esposa, afinal não tem garantia de que ela irá aprovar 100%.

Seja na hora de jantar ou no momento de comprar uma casa, eles sempre querem que a esposa decida o que fazer. Eles não são companheiros, parece mais com um filho.

9. Brincalhão

Esse pode ser divertido no começo, porém não leva nada a sério, nem mesmo o que é muito importante. Esses maridos não planejam nada, “deixa a vida me levar” é o lema.

A mulher não se sente nada segura em relação ao futuro com ele. Sente medo de casar, de ter filhos, afinal não consegue vê-lo como alguém maduro capaz de enfrentar os desafios da vida com ele.

10. Insensível

São maridos grosseiros, que não conseguem perceber as necessidades da esposa. Eles falam coisas sem pensar, que machucam a esposa e quando ela expressa isso, eles a julgam como fraca.

Esses homens podem humilhar a mulher com piadinhas, até mesmo diante de outras pessoas. Também não expressam amor ou qualquer sentimento de carinho. Costumam se aproximar da mulher somente quando quer ter relações sexuais.

Leia também “Casamento: como acabar com as brigas

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional