Terapia de Casal: como funciona

A taxa de sucesso da Terapia de Casal é de 70%! A maioria dos casais que buscam esse atendimento afirmam melhora no relacionamento e no humor. O ideal é buscar atendimento o mais cedo possível, desta forma muitas cicatrizes são evitadas.

Muitos casais não buscam terapia porque acreditam que o problema pode ser resolvido de outras maneiras. Porém, em algumas situações, a sua visão a respeito do problema pode estar embaçada, prejudicando a compreensão. Assim, podem pensar que o problema é outra coisa e lutam contra o inimigo errado.

A Terapia de Casal olha para aspectos mais profundos da relação. O foco é quebrar ciclos repetitivos de comportamentos que prejudicam o casal. Junto a isso, lidar com sofrimentos que impedem o casal de viver o relacionamento de forma saudável e leve.

Passos da Terapia de Casal
  1. Conhecimento: identificação das necessidades emocionais de cada parceiro, entendendo como elas interferem na dinâmica do casal. Reconhecimento dos problemas reais e seus pontos críticos, bem como dos pontos fortes da relação que poderão ser usados a favor do casal. Compreensão dos hábitos cotidianos que interferem na forma como o casal se relaciona e nos padrões emocionais.
  2. Psicoeducação: Treinamento de habilidades de comunicação e resolução de problemas. Mapa claro dos problemas do casal e mudanças que precisam ser feitas.
  3. Mudanças: São realizadas mudanças de curto e longo prazo, como novas estratégias para aliviar o sofrimento, alterações cotidianas que aproximam o casal. Realinhamento de propósitos em comum e visão de futuro. Reabertura de linhas de comunicação que estavam bloqueadas, para expressão intima do casal.

Esses passos podem acontecer em todas as sessões ou de forma mais lenta. Depende da velocidade do casal.

Revisando de modo detalhado alguns conflitos, é possível encontrar o pontos fortes do relacionamento, fatores externos que interferem na relação e as maiores dificuldades do casal. Com essas informações, as estratégias serão definidas.

O que a terapeuta precisa saber?

Diferente da terapia individual, na Terapia de Casal não há a necessidade de falar tudo. Algumas coisas é melhor que não sejam ditas, se não colaborarem para o bem desenvolvimento do casal.

Visando isso, a psicoterapeuta precisa saber quais são os problemas  e necessidades atuais do casal. Bem como, as situações passadas que colaboram para o problema existir. Isso irá servir de norte para o tratamento.

Além disso, é preciso ser transparente em relação ao cotidiano do casal, pois é a partir dele que as mudanças irão acontecer. Perspectivas e pensamentos a respeito do relacionamento também devem ser colocadas em evidência.

Sessões individuais

Nem todas as sessões são em casal, algumas sessões individuais podem ser realizadas. Um dos motivos para isso acontecer é quando o casal apresenta bloqueios para falar certas informações juntos.

A sessão individual é importante para a psicoterapeuta conhecer com mais profundidade cada pessoa e entender a perspectiva de cada um a respeito do relacionamento. Nela, alguns conflitos não mencionados na sessão a dois podem aparecer.

Regras da Terapia de Casal

Não há segredos entre o terapeuta e uma pessoa do casal. A terapia é de ambos, por isso deve haver total transparência.

Violência não é tolerada. Em caso de agressão, as devidas medidas serão tomadas para proteger a dignidade a vitima.

Se há uso de substâncias por um ou ambos os parceiros, eles devem concordar em realizar tratamento paralelamente.

 

Leia também “Psicoterapia: como funciona

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional