Quem é e o que faz um Psicoterapeuta?

Muitas pessoas acreditam que somente o psicólogo pode ser psicoterapeuta. Na verdade, a psicoterapia não é exclusiva dos psicólogos e nem todo psicólogo é psicoterapeuta.

Quem são os psicólogos?

São pessoas que terminaram o curso de Psicologia e se cadastram no CRP (Conselho Regional de Psicologia). Assim, o CRP regulamenta a profissão é responsável pela fiscalização.

Uma pessoa que faz o Curso de Psicologia apenas, não pode ser chamado de Psicólogo. Pode apenas se estiver cadastrado no CRP. Porém, essa pessoa tem todo conhecimento que um psicólogo tem e pode fazer psicoterapia, sendo chamado de Psicoterapeuta.

Por não ter esse cadastro, os psicoterapeutas não podem praticar:

“a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento.” segundo o CRP.

Quem mais é psicoterapeuta?

Além de pessoas que estudaram psicologia, podem ser psicoterapeutas profissionais como psicanalistas, psiquiatras, terapeutas holísticos, reikianos, ocupacionais, teólogos entre outros.

O que faz o psicoterapeuta?

Ele auxilia, por meio de métodos e técnicas, pessoas que estão passando por dificuldades ou sofrimento psíquico em diversas áreas da vida. Utilizam as técnicas dos cursos que estudaram, por isso é importante saber qual é o embasamento teórico de cada psicoterapeuta.

A maioria das pessoas concordam que os psicoterapeutas mais confiáveis são aqueles que estudaram psicologia. Porque, têm consciência real do quanto as suas atividades poderão influenciar a vida do paciente.

Leia também: “Como funciona a nossa Psicoterapia

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional