Quando o relacionamento não vai para lugar nenhum

Algumas pessoas podem ter a sensação de que a relação amorosa não vai para lugar nenhum. Assim, ficam insatisfeitas e inseguras em relação ao futuro que esperam, pois não conseguem perceber progresso. Essa sensação pode acontecer em diversos cenários.

Cenários possíveis

Young man bringing ring box for his girlfriend at his home Free Photo

Assumindo a relação

Algumas pessoas começam a sair com alguém que vai se tornando cada vez mais especial. Passam-se semanas e meses, a relação vai ficando mais séria, porém não tem um nome.

Vem a necessidade de apresentar para a família, postar nas redes sociais e declarar que a união é séria. Mas o pedido nunca vem…

Pedido de casamento

Esse é o mais comum. Geralmente a mulher deseja se casar e sonha com este dia, vê suas amigas noivando, casando, mas nenhuma novidade em sua vida. Depois de alguns anos, a relação de namoro parecer perder o sentido.

A pessoa que quer casar (seja homem ou mulher), se sente preparada e não consegue entender o que falta para o outro desejar isso também. Logo, vem o medo de que esse dia nunca chegue.

Formar uma família

Depois o pedido de casamento chega e tudo é novidade. Entretanto, para muitas pessoas isso não é suficiente e vem a necessidade de ter filhos.

Nem sempre o casal sente esse desejo em conjunto. Um cônjuge pode querer e o outro não. Então, aquele que não quer encontra diversos motivos para convencer o parceiro de esperar.

Motivos para não sair do lugar

Picture of stylish handsome young guy with fuzzy beard, voluminous hairdo and bare feet keeping eyes closed, falling asleep or listening to classical music, enjoying leisure time, sitting on couch Free Photo

Visão negativa do futuro a dois

Neste caso, a pessoa tem uma visão negativa do futuro. Geralmente, isso acontece porque a relação já está desgastada e mais uma responsabilidade é percebida com um fardo a mais.

Por isso, o melhor a fazer é ajustar o que está incomodando antes de se comprometer com algo a mais. Se uma pessoa não está segura, essa insegura poderá prejudicar ainda mais os planos.

Falta de objetivos concretos

Isso acontece quando o casal começa o relacionamento fundamentado no desejo de união. Porém, lhes falta planejamento para o futuro. É o famoso “o que for será”, “a gente vai vendo no que dá”…

Um relacionamento que começa sem visão, não tem rumo nem planos para evoluir. É tudo sentimento e falta razão. Por isso, quando uma pessoa tenta trazer a razão para dentro da relação, existe resistência.

Esse tipo de relação, preza pela sensação de liberdade. Por isso, construir planos é limitar possibilidades. Definir um objetivo é sentido como uma imposição e, até mesmo, aprisionamento.

O relacionamento está confortável assim

Este, não percebe a necessidade de mudar, pois se sente confortável com a vida que tem. Neste caso, o ideal é conversar, explicando o motivo da mudança desejada.

Medo de dar um passo a mais

Neste situação, o parceiro quer chegar a algum lugar e deseja a mesma mudança que o companheiro. Porém, não se sente preparado para assumir essa responsabilidade.

Outro motivo da resistência, pode ser o medo causado por um trauma vivido no passado, como uma traição, por exemplo. Então, mesmo que tudo esteja bem, a pessoa sente medo que piore.

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional