O que significa sonhar com traição?

O que é sonhar com traição? Seria um sinal? Seria apenas um comportamento fisiológico sem sentido? Muita gente se pergunta isso, especialmente quando os sonhos são recorrentes. Então, veja como a psicologia entende esses sonhos.

Como funciona o cérebro

O cérebro é responsável por tudo o que pensamentos, vemos e entendemos. Assim, também é responsável pelos nossos sonhos e pelos sentidos que encontramos neles. Os sonhos não são apenas “filmes” que passam na sua cabeça para te distrair enquanto dorme, eles têm uma função muito importante.

Sonhar é uma forma que o cérebro encontrou de escoar toda a informação desnecessária, sejam ideias, lembranças, desejos ou sentimentos. Ou seja, sonhar é uma forma de descartar tudo que é inútil e de aliviar tensões emocionais. Muitas coisas que não são expressadas em ato físico, serão expressadas pelos sonhos. Até mesmo aqueles sonhos em que nada parece fazer sentido, estão carregados por diversos conteúdos, lugares e pessoas. 

Sonhamos o que desejamos

Em alguns momentos, os sonhos mostram aquilo que desejamos, mas que não podemos fazer ou não assumimos querer. Algumas pessoas sonham com pessoas que já faleceram, pois desejam muito ter mais um momento com elas. Outras pessoas sonham com riqueza ou vingança, entre outras situações. 

Nem todos os sonhos são desejos, mas até alguns sonhos que parecem ruins podem ser desejos para algumas pessoas em determinados momentos. Por exemplo: uma pessoa que viu uma notícia de maus tratos aos animais, pode sonhar que alguém bateu em seu cachorro. Em seu sonho, ela agrediu a pessoa que cometeu esse crime ou conseguiu denunciar. Esse sonho é ruim, pois causa mal-estar, porém lhe supre um desejo de vingança ou justiça.

Pelo sonho, podemos realizar todos os nossos desejos, sejam bons ou ruins. Quando desejamos muito algo, é como se uma energia se formasse em nossa psiquê. O cérebro entende que esse energia precisa sair, para que a pessoa não fique sobrecarrega ou frustrada.

Sonhamos o que tememos

Já percebeu que as crianças, em determinada idade, tendem a ter mais sonhos a respeito de morte e perigo? Isso acontece porque elas aprenderam que essas coisas podem afastá-las das pessoas que amam. Esse medo se torna uma grande tensão e o sonho é uma forma de liberar essa tensão e também de colocar em evidência qual é o verdadeiro medo.

Sonhar é uma forma de liberar tensão para impedir uma somatização. A somatização é quando um medo emocional causa um prejuízo físico, como queda de cabelo, dor de estômago ou alergias na pele. As tensões não vão embora se você simplesmente ignorar, é preciso liberar elas de alguma forma. 

Por isso, sonhar com traição pode significar que você tem muito medo que isso aconteça e não está liberando essa tensão de outra forma. Quando pessoas encontram sinais que apontam para uma possível traição, esses sonhos podem aparecer como resultado do medo que aumentou com os novos gatilhos.

Sonhar para elaboração do passado

Sonhar também é uma forma de rever os acontecimentos do passado, que não foram bem compreendidos ou que ainda causam dor. O cérebro faz você revivê-los e revê-los de diversas formas possíveis, na tentativa de construir um novo significado para o fato. Assim, alguns acontecimentos infelizes, como a morte de alguém, pode ser o conteúdo de um sonho. Assim, a pessoa revive de uma forma diferente ou da mesma forma tudo o que passou.

Os sonhos na espiritualidade

Diversas religiões entendem que os sonhos são mensagens do mundo espiritual ou mensagens diretas de Deus. Cada religião tem a sua própria forma de interpretar e lidar com esses sonhos. As teorias científicas não descartam nem apoiam essas visões, o que importa para a psicóloga é como o paciente sente e entende esses sonhos. Desta forma, conseguem encontrar uma explicação que trará alívio e novas formas de lidar com essas situações. 

Author:
Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.