O que é Logoterapia?

A logoterapia foi criada pelo psiquiatra Viktor Frankl, ele se tornou conhecido por meio de seu livro “Em Busca de Sentido” pelo qual expõe suas teorias e conta sobre suas experiência nos campos de concentração. A palavra grega “logos” significa “sentido”, assim a Logoterapía seria a terapia do sentido, focando no sentido existencial individual.

O que é o homem?

Frankl entende que o ser humano é orientado por este Sentido, o sentido da sua vida. Assim, ele contempla uma visão bio-psico-espiritual. Essa terapia estuda o Sentido da Vida. Muitos que buscam este tipo de cuidado psicológico está sentindo um vazio existencial, não encontrando mais sentido em sua vida, muito comum isso acontecer com pessoas depressivas.

O ser humano não é completamente condicionado e definido. Ele define a si próprio seja cedendo às circunstâncias, seja se insurgindo diante delas. Em outras palavras, o ser humano é, essencialmente, dotado de livre-arbítrio. Ele não existe simplesmente, mas sempre decide como será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte. (Viktor Frankl)

Para Frankl, o ser humano tem três dimensões: biológica, psíquica e noética. A logoterapia foca na terceira dimensão. A prevenção na logoterapia tem o foco de desenvolver maturidade, com maturidade o sujeito consegue identificar o sentido da sua vida analisando o passado, o presente e o futuro sendo auxiliado pelo psicólogo.

Como a logoterapia funciona?

A intervenção na logoterapia visa distanciar o sujeito do seu problema pontual e focar-se nas responsabilidades e ações que estejam ao seu alcance sempre buscando encontrar sentido nas circunstâncias. A Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl pretende superar o reducionismo e condicionamentos, abrangendo todas as áreas da vida do ser humano e a sua liberdade que transcende as circunstâncias.

Compreende que o ser humano é livre e responsável na construção da sua própria história e nos seus relacionamentos. Para ele, é possível encontrar sentido em qualquer situação e se comportar de acordo com seus valores.

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional