Como lidar com uma pessoa explosiva no casamento

Se você quer lidar com uma pessoa explosiva, precisa entender porque ela explode. Somente assim poderá construir uma estratégia sólida e eficiente para lidar com o problema. Dos quatro temperamentos, os temperamentos sanguíneo e colérico são os explosivos. Cada um destes temperamentos explode por motivos específicos e vou te explicar cada um deles a seguir e te ensinar a lidar com eles.

Colérico: quem é e por que explode?

A pessoa colérica tem algumas características específicas, vou falar brevemente sobre cada uma delas para você saber diferenciar os d0is temperamentos. Geralmente são pessoas apressadas, muito racionais e determinadas. Elas não gostam de deixar para resolver os problemas depois, querem que tudo seja feito para ontem, são bastante competitivas e práticas.

Durante a briga, o colérico não mede palavras. Ele sente muita raiva, xingando de forma exagerada e falando palavras ofensivas. Quando estão irritados, tendem a ser bastante violentos na forma de se expressar. Ele vê o outro como um inimigo a ser combatido, discutindo com muita intensidade. Essa explosão é natural para ele, que não entende porque seu parceiro ficou tão magoado, afinal, para ele, toda palavra dita no calor do momento não tem importância, sendo apenas um desabafo.

O colérico tende a explodir quando se sente desrespeitado ou quando percebe que não consegue resolver algum problema. No seu trabalho, ele tende a resolver todos os desafios de forma prática, mas no relacionamento essa forma de lidar com os problemas não funciona, quando ele percebe isso fica desesperado e explode.

Sanguíneo: quem é e por que explode?

Os sanguíneos são pessoas muito animadas, de alto astral, que amam estar rodeadas de amigos e família. Ao contrário do colérico, são muito mais emocionais do que racionais, se apagando com facilidade e colocando o seu coração em tudo o que fazem. Por ser muito expansivo, não consegue esconder quando algo o incomoda e só sente que conseguiu deixar um problema para lá depois que falou sobre ele.

Mas o “falar sobre ele” muitas vezes significa uma enxurrada de emoções despejada sem filtro em cima do ouvinte. Invés de atacar como o colérico, o discurso do sanguíneo tende a ter um ar mais vitimista, não que ele o seja. Digo isso, porque ele tende a falar de como foi magoado, ofendido ou frustrado, podendo colocar o seu parceiro em um papel de vilão.

O sanguíneo tende a explodir quando sente que o parceiro não lhe dá atenção ou não o prioriza. Por ter muita necessidade de se manter conectado, explode quando o parceiro se afasta para reivindicar o tratamento que espera. Ou seja, a sua explosão está mais relacionada com a sua segurança emocional dentro do relacionamento.

Como lidar com o colérico?

O maior incomodo para o colérico é não saber como resolver um problema, por isso é muito importante que você fale para ele sobre como você gostaria que ele agisse quando algum problema aparecer. Mas não fique apenas pedindo que ele mude a forma de agir, é importante que você lhe dê uma previsão do que vai acontecer se ele agir dessa nova maneira e quais benefícios ele terá se o fizer. Lembre-se que ele é muito prático e racional e sempre vai focar na ideia de ação e reação.

Com isso feito, permita que essa pessoa explosiva veja as mudanças acontecendo. Pense em mudanças a curto e longo prazo, respeitando sempre os combinados que fizeram anteriormente.  Por exemplo, se o colérico reclama que você está ajudando pouco com os afazeres da casa, se comprometa em realizar algumas tarefas a mais e faça isso, assim ele perceberá que a conversa pode resolver os problemas do casal e o comportamento explosivo vai reduzir.

A maioria dos coléricos tendem a reclamar que estão fazendo coisas demais enquanto os seus parceiros não fazem o suficiente. Isso acontece porque eles tem facilidade em prever problemas futuros e conseguem sair na frente para resolvê-los. Para minimizar isso, mostre mais pró-atividade nas tarefas cotidianas, os coléricos raramente brigam com pessoas que estão ocupadas, pois valorizam a ação.

Assim que discussão iniciar, evite bater de frente com ele, isso o deixará com ainda mais raiva e intensificará o problema. Ouça-o antes de começar a falar e mostre a ele, primeiramente, quais argumentos dele fazem sentido para você e depois fale sobre as coisas que você considera injustas, explicando seus motivos.

Como lidar com o sanguíneo?

No momento mais tenso da briga a pessoa explosiva que é sanguínea, não há muito o que fazer além de esperar passar. O sanguíneo fala sobre sentimentos e emoções, não sobre fatos. Não há como argumentar a respeito de emoções, elas são verdadeiras e importantes independente de quais sejam. Mas, não é por isso que você ficará de mãos atadas, veja como tornar essa discussão mais justa.

Primeiro, acredite nos sentimentos do sanguíneo. Se ele falar que você o fez se sentir ignorado, não diga que você não o ignorou ou que ele não deveria se sentir assim, diga apenas que você sente muito por isso e que não era a sua intensão. Além disso, dê a ele uma previsão do que você fará no futuro para evitar que ele se sinta assim novamente. Essa forma de lidar com a explosão do sanguíneo fará a poeira baixar e lhe dará oportunidade para ter uma conversa franca com ele depois.

Sempre que ele se tornar exigente demais, sendo carente ou ciumento, lembre-o de todas as coisas boas que você fez somente para ele, dos momentos nos quais você se dedicou a fazê-lo feliz. Isso fará o sanguíneo perceber que é amado e que pode estar exagerando. Porém, tome cuidado para não falar das coisas do passado, foque nas coisas que você fez nas ultimas duas semanas.

Separe um momento da sua semana ou do seu dia para dar atenção a ele. Assim, ele se sentirá amado e não lhe exigirá tanta atenção em momentos inapropriados. Mostre que se lembra dele durante o tempo que estiver longe, enviando mensagens de texto ou lhe trazendo um pequeno presente como um croissante da padaria que você tomou café a tarde.

Conclusão

Essas atitudes lhe trarão benefícios se forem executadas a médio prazo, porque a pessoa explosiva precisa se acostumar com uma nova forma de resolver problemas e de se comunicar. Entenda que quando você muda a forma como reage ao parceiro, estará mudando também o seu relacionamento e isso é um processo, não acontecerá logo na próxima briga. Isso não deve ser motivo para você desanimar, apenas compreenda que coisas sólidas são construídas com dedicação.

Lidar com uma pessoa explosiva também é bastante desgastante emocionalmente. Se você tiver enfrentando mágoas, se sentindo emocionalmente agredido e inseguro, considere fazer psicoterapia.