Como lidar com um marido irresponsável

Lidar com um marido irresponsável e imaturo pode ser extremamente desafiador e angustiante. Aqui estão algumas sugestões sobre como lidar com essa situação:

Comunicação não funciona

Provavelmente você já conversou com ele muitas vezes sobre isso. Tem coisas que são vícios, que são enraizadas na relação e em cada pessoa. Para esses problemas a comunicação é ineficiente. Só uma radical mudança de postura é capaz de mudar a situação do casamento que está imerso em vícios.

Se o teu relacionamento está assim, saiba que vocês entraram em um ciclo vicioso. Isso significa que a sua conversa pode dar resultados momentâneos, mas a tendencia é sempre voltar ao comportamento anterior.

Promova a Responsabilização

Essa educação deveria ter acontecido na infância e na adolescência desta pessoa, provavelmente os pais do marido irresponsável não agiam desta forma. Talvez, ele tenha aprendido que tarefas eram castigos  invés de compromissos positivos. A criança que era punida com tarefas tende a se tornar um adulto preguiçoso, pois vê em cada tarefa uma punição. A mãe o obrigava a lavar a louça quando fazia birra ou o fazia guardar os brinquedos quando estava a irritando.

A melhor maneira de incentivar uma pessoa que não é responsável a ser responsável é utilizando de recompensas e consequências. Por exemplo: “Depois que você lavar o carro, nós poderemos sair” ou “se você me ajudar a limpar a casa, vamos sentar para comer pipoca e assistir um filme mais cedo”. Algo bom precisa vir sempre depois de uma tarefa bem cumprida, com o tempo, esse comportamento poderá ser espaçado.

Por outro lado, a criança que sempre ganhou tudo em suas mãos e nunca precisou fazer nenhuma tarefa acredita que os outros têm o dever de fazer essas coisas para ela. Neste caso, é necessário que você pare de realizar algumas tarefas e o deixe “se virar” mais.  Mas tome cuidado para não punir seu parceiro, se fizer isso, estará saindo do papel de esposa e entrando no papel de mãe. Ele precisa viver as consequências dos atos dele sem punições extras sua. Se ele se esquecer de abastecer o carro. deixe que falte gasolina, mas não puna nem brigue por isso. Permita que ele lide com as consequências sozinho.

Estabeleça Limites Claros

Defina limites claros sobre o que você está disposta a tolerar e o que não está. Seja firme em relação às suas expectativas em termos de responsabilidades financeiras, familiares e comportamentais. Para isso, você precisa entender que precisa cumprir cada coisa que disse que faria se seu marido irresponsável não agir como um marido de verdade. Não fique ameaçando e voltando atrás, isso fará a sua palavra perder todo o valor, ele pensará que você está falada da boca para fora e não levará a sério os seus pedidos.

É importante que você tome cuidado com a sua postura e com suas expressões faciais ao colocar limites. Seja rígida, mas não agressiva. A agressividade evidencia falta de controle e impulso, o oposto daquilo que você deseja transmitir. Não faça expressão de raiva e não fale como se estivesse ameaçando, isso criará um ambiente de guerra no seu casamento, o qual não será nada favorável a ti.

Procure Ajuda Profissional

Você está imerso em responsabilidades e frustrações que moldaram o teu olhar eu quando vai fazer uma terapia ou buscar um aconselhamento, estará diante de uma pessoa que imparcial, com experiência e capacidade emocional para ver aquilo que você não está conseguindo.

Por isso, o terapeuta faz tanta diferença! Ele consegue ver onde você conseguirá aplicar novas estratégias e onde precisa mudar para que o seu relacionamento melhore. Desta forma, você conseguirá entender e pensar no teu casamento de forma mais madura e racional.

Auto-Cuidado

Esse relacionamento deve ser muito exaustivo, por isso cuide de si mesma emocionalmente e fisicamente. Procure apoio em amigos, familiares ou grupos de apoio, se necessário. Tire um tempo para atividades que lhe tragam alegria e relaxamento. Mas tome cuidado para não usar isso como fuga e se ausentar da relação.

O seu relacionamento com outras pessoas deve ser um respiro para você, uma forma de recarregar as energias, talvez receber conselhos… O objetivo deste momento é te manter equilibrada, para que você consiga ser racional e lidar com o seu casamento da forma correta.

Leia também 5 coisas que matam o desejo sexual pelo marido