Como a Ansiedade pode afetar o relacionamento

Pessoas com ansiedade podem ter relacionamentos mais conturbados. Elas precisam aprender como controlar as emoções e vencer alguns pensamentos disfuncionais.

Movidas por emoções intensas, pode ser difícil perceber como elas realmente interferem na relação. Em alguns casos, relacionamentos amorosos podem terminar. Por isso, é importante entender os sintomas e buscar por Psicoterapia.

A Ansiedade provoca comportamentos egoístas

As pessoas ansiosas focam demais em suas próprias preocupações, podendo deixar de lado as necessidades de seus parceiros. Como se sentem frequentemente sob algum tipo de perigo, se tornam demasiadamente vigilantes.

Também sentem que o relacionamento está sob perigo, seja de término ou possível infidelidade. Ao focar nesses aspectos, podem  negligenciar as necessidades emocionais dos parceiros. Desta forma, há falta de compaixão e empatia.

Existe uma tendência a falar muito de si próprio. Geralmente, é uma tentativa de colocar em ordem seus pensamentos, organizar sua vida e se sentir apoiado. Porém, isso rouba o espaço que o parceiro tem para se colocar na relação.

Reconhecer as próprias falhas pode ser uma dificuldade da pessoa ansiosa. Por isso, ela se coloca como vitima em muitas situações, culpabilizando sempre a outra pessoa.

Para se sentir segura, a pessoa ansiosa constrói padrões comportamentais previsíveis. Porém, isso pode significar a falta da flexibilidade necessária para a convivência a dois, podendo tornar a relação abusiva.

Falta de leveza

Por temer possíveis perigos, a pessoa que tem ansiedade pode rejeitar situações prazerosas ou vivenciá-las com temor.  Assim, o casal não consegue desfrutar com leveza de atividades que seriam saudáveis para o relacionamento.

O medo causado pela ansiedade também pode impedir as pessoas de mudar circunstâncias que as machucam. Isso acontece porque sentem desespero e aprisionamento. Assim, alguns conflitos do relacionamento que poderiam ser superados com atitudes simples podem parecer insuportáveis e sem saída.

Imprevisibilidade intensa

Situações que são vividas com naturalidade por alguns casais, podem ser mais tensas para casais em que há alguém ansioso. Muitas interpretações equivocadas podem acontecer devido a forma divergente de entender a realidade.

Situações familiares podem representar perigo para a pessoa que tem ansiedade, como o celular com cônjuge vibrando com frequência ou um atraso. Isso, causa alterações de humor sem causa aparente.

Por causa disso, parceiros de pessoas ansiosas raramente sabem o que esperar. Com o tempo, também podem se tornar estressados e ansiosos devido a imprevisibilidade do relacionamento.

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional