A beleza física é essencial para o bem-estar

Muitas pessoas colocam a beleza em segundo plano, só para quando tiver tempo ou dinheiro. Com isso, a autoestima vai caindo cada vez mais, até alterar a autoimagem que a pessoa tem sobre si.

É verdade que existem muitas necessidades na vida e que precisamos selecionar prioridades. Porém, o problema é que muita gente quase nunca se coloca como prioridade. Priorizam o trabalho, os filhos, a família, até o cachorro, mas não a si mesmo.

Consequências de negligenciar a beleza

A primeira consequência é a alteração na autoestima. Quando menos uma pessoa olha para com cuidado e amor, mais baixa fica a autoestima. Com isso, a autoimagem vai se alterando.

Essa pessoa passa a se ver como alguém que não merece esse cuidado, como alguém não desejada e não elogiável. Com o passar do tempo, isso se torna parte da identidade que ela construiu para si.

A forma como nos vemos, interfere diretamente na percepção que temos do mundo e as outras pessoas, consequentemente em como interagimos. Assim, a pessoa que se negligencia pode se tornar mais antissocial, introspectiva e, até mesmo, agressiva em alguns momentos. Porque, passa a se sentir julgada e inferior.

De onde essa crença vem?

Desde criança outras pessoas nos dizem quais são as nossas prioridades. Começa por nossos pais e depois, quando adultos, a sociedade. Estamos acostumados a esperar validação de terceiros.

Então, é importante trabalhar muito, é importante ser boa mãe e ser bom marido, é importante ser boa vizinha e bom amigo. Sim, é importante. Mas, não são apenas as coisas que os outros podem medir que são importantes.

Também é importante ganhar uma massagem nas costas. Também é importante se vestir bem para se sentir bonito. Também é importante comprar uma maquiagem de qualidade para não prejudicar sua pele e um esmalte que não fica descascando para se sentir segura. Isso faz bem, e se faz bem, por que não fazer?

Por que devo mudar?

Além das consequências nocivas da negligência à beleza, existem benefícios que melhoram a qualidade de vida quando passamos a dar atenção para esses detalhes. Por isso, se importar com a beleza não é algo superficial, é bastante profundo.

O autocuidado passa a ser valorizado. Então, isso significa que a pessoa também começa a se valorizar mais. A autoimagem vai se alterando aos poucos e a convivência com as outras pessoas também.

Cuidar de si mesmo não é só a ação de realizar um ritual de beleza, mas também é passar tempo de qualidade na própria companhia. Assim, a pessoa pode pensar e se sentir, se conhecendo mais. Nada eleva mais a autoestima do que autoconhecimento.

Como posso mudar?

A mudança começa por ações e as ações só fazem sentindo quando se tornam hábitos. Por isso, construa uma rotina viável, utilizando o tempo disponível e os produtos que cabem no seu orçamento.

O autoconhecimento é uma maneira importante de entender o que te levou a viver se negligenciando. Mas, além disso, irá te revelar muitas qualidades especiais que você tem e que antes não valorizava. Assim, vai encontrar motivos para se amar todos os dias.

Veja como a autoestima influencia na relação sexual.

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional