Algumas pessoas podem ter a sensação de que a relação amorosa não vai para lugar nenhum. Assim, ficam insatisfeitas e inseguras em relação ao futuro que esperam, pois não conseguem perceber progresso. Essa sensação pode acontecer em diversos cenários.
Cenários possíveis
Assumindo a relação
Algumas pessoas começam a sair com alguém que vai se tornando cada vez mais especial. Passam-se semanas e meses, a relação vai ficando mais séria, porém não tem um nome.
Vem a necessidade de apresentar para a família, postar nas redes sociais e declarar que a união é séria. Mas o pedido nunca vem…
Pedido de casamento
Esse é o mais comum. Geralmente a mulher deseja se casar e sonha com este dia, vê suas amigas noivando, casando, mas nenhuma novidade em sua vida. Depois de alguns anos, a relação de namoro parecer perder o sentido.
A pessoa que quer casar (seja homem ou mulher), se sente preparada e não consegue entender o que falta para o outro desejar isso também. Logo, vem o medo de que esse dia nunca chegue.
Formar uma família
Depois o pedido de casamento chega e tudo é novidade. Entretanto, para muitas pessoas isso não é suficiente e vem a necessidade de ter filhos.
Nem sempre o casal sente esse desejo em conjunto. Um cônjuge pode querer e o outro não. Então, aquele que não quer encontra diversos motivos para convencer o parceiro de esperar.
Motivos para não sair do lugar
Visão negativa do futuro a dois
Neste caso, a pessoa tem uma visão negativa do futuro. Geralmente, isso acontece porque a relação já está desgastada e mais uma responsabilidade é percebida com um fardo a mais.
Por isso, o melhor a fazer é ajustar o que está incomodando antes de se comprometer com algo a mais. Se uma pessoa não está segura, essa insegura poderá prejudicar ainda mais os planos.
Falta de objetivos concretos
Isso acontece quando o casal começa o relacionamento fundamentado no desejo de união. Porém, lhes falta planejamento para o futuro. É o famoso “o que for será”, “a gente vai vendo no que dá”…
Um relacionamento que começa sem visão, não tem rumo nem planos para evoluir. É tudo sentimento e falta razão. Por isso, quando uma pessoa tenta trazer a razão para dentro da relação, existe resistência.
Esse tipo de relação, preza pela sensação de liberdade. Por isso, construir planos é limitar possibilidades. Definir um objetivo é sentido como uma imposição e, até mesmo, aprisionamento.
O relacionamento está confortável assim
Este, não percebe a necessidade de mudar, pois se sente confortável com a vida que tem. Neste caso, o ideal é conversar, explicando o motivo da mudança desejada.
Medo de dar um passo a mais
Neste situação, o parceiro quer chegar a algum lugar e deseja a mesma mudança que o companheiro. Porém, não se sente preparado para assumir essa responsabilidade.
Outro motivo da resistência, pode ser o medo causado por um trauma vivido no passado, como uma traição, por exemplo. Então, mesmo que tudo esteja bem, a pessoa sente medo que piore.