5 hábitos que diminuem sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade aparecem em qualquer momento e podem te deixar sem controle sobre o próprio corpo e pensamentos. Terapia e medicação são velhos aliados de quem quer vencer a ansiedade, porém a mudança de hábitos é essencial para que uma mudança real aconteça. 

Algumas pessoas querem lidar com a ansiedade somente quando os sintomas aparecem, mas para ter sucesso e vencê-la é preciso lidar com ela até nos momentos de calmaria. Enquanto você está bem é momento de planejar e se preparar. Você deve se munir de hábitos que te fortalecem e tornam a sua vida mais saudável. Veja alguns deles:

1. Tempo de qualidade

Pessoas ansiosas costumam focar seu tempo em afazeres e obrigações, isso faz com que não consigam descansar. Então, tirar um tempo para isso é de suma importância! Em especial, sair com amigos e família em parques e locais ao ar livre pode ser realmente terapêutico. Quando as pessoas saem de casa, fica mais fácil deixar para trás as obrigações de lá e se focar nos prazeres que poderá ter durante o dia.

Além disso, é importante separar um tempo para si em casa também. Um tempo para ler, assistir filme, cozinhar, pintar as unhas… O prazer não é secundário, ele é tão importante quanto às obrigações. Ele é essencial para a saúde física e mental.  O segredo é viver cada momento da forma mais equilibrada possível.

2. Alimentação

Que a alimentação é importante você já sabe, mas precisa saber que ele pode determinar muito a respeito da sua saúde mental. Algumas pessoas deprimidas ou ansiosas apresentam melhoras significativas quando mudam a alimentação. Por isso, invista em alimentos crus, como frutas e verduras, também faça uso de chás que têm efeito calmante. Evite açúcar e cafeína, eles intensificam os sintomas. Sempre é recomendado que você procure por uma nutricionista para avaliar a sua saúde e lhe instruir em relação à alimentação.

3. Pegar sol

O sol tem uma importância enorme para a saúde mental! Ele interfere diretamente na produção de hormônios que regulam o humor. Por isso, saia na rua, nem que seja para ir até a padaria caminhando. Pegue sol! Leve o cachorro para passear, faça uma caminhada ou pratique algum esporte na rua como caminhada ou pedalar. É comum que pessoas ansiosas passem mais tempo em casa, parece ser reconfortante, mas se esse hábito se prolongar, os prejuízos serão maiores.

4. Agenda

Tente se organizar em seus afazeres cotidianos. Quando você anota as suas responsabilidades em uma agenda ou em uma checklist se livra do fardo de precisar ficar pensando nelas para não se esquecer. Também é possível fazer uso do calendário do celular que o alertará quando chegar o momento de ter alguma atividade. 

Todo mundo sabe o quanto uma agenda pode ser útil para as atividades, mas a ignoram pois não sabem o quando ela pode ser útil para a diminuição dessa ansiedade.  Por isso, se você ainda não tem uma agenda, teste por um mês e avalie se ela lhe foi útil. 

5. Transforme seu ambiente

O lugar que você passa mais tempo deve ser modificado para lhe trazer benefícios, ele pode ser a sua casa ou o seu trabalho. Você pode investir em outras cores, plantas, quadros e outros enfeites que sejam ricos em sentido. Algumas pessoas escolhem quadros com mensagens motivacionais que as impulsionam a seguir em frente e se mantém calmas e confiantes.

Algumas vezes, tudo o que precisamos é de um lugar calmo, bonito e de lembretes diários das coisas que achamos importantes como valores ou ideais de vida. Os resultados dessa mudança podem ser sutis ou muito significativos, depende de cada pessoa. A questão é que isso aumentará a sua qualidade de vida e com certeza, vai beneficiar a saúde mental e diminuir os sintomas de ansiedade.

 

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Formada em Psicologia e Teologia, ajuda casais e famílias desde 2016 com Técnicas comprovadas cientificamente.