Exaustão emocional: Causas e sintomas

A exaustão emocional, é resultado de quadros de estresse prolongados. Geralmente, é causada por excesso de trabalho, mas também pode ser consequência de conflitos familiares/conjugais, excesso de responsabilidades e ambiente tóxico.

Considerando que as causas são acumuladas, a exaustão emocional aparece de forma gradual. Isso a torna mais perigosa ainda, pois a pessoa não percebe o que está acontecendo, podendo chegar a um colapso emocional.

Sintomas cognitivos

Os principais sintomas cognitivos são desânimo e desmotivação. Assim, como uma exaustão física, a pessoa simplesmente precisa parar e dormir. Enquanto estiver exausta emocionalmente, dificilmente vai elaborar alguma meta futura, ainda que seja pequena.

Entretanto, a exaustão emocional não passa quando a pessoa dorme ou descansa. Ela tende a se prolongar até que as circunstâncias mudem. Se não mudarem e a pessoa não buscar por ajuda, tudo pode se complicar.

Por ser frequente, pensamentos negativos começam a fazer parte do cotidiano. O excesso de pensamentos negativos podem provocar instabilidade emocional. Então, irritabilidade e crises de choro podem ser frequentes.

Memória fraca e raciocínio lento também costumam ser sintomas presentes. Por isso, podem ter dificuldades em fazer atividades diárias, para estudar ou trabalhar.

Sintomas físicos

O corpo pode ser o primeiro a denunciar que algo está errado em nossa vida. Isso não serve apenas para doenças físicas, mas também para questões emocionais e psicológicas. Então, veja a seguir alguns sintomas físicos que podem servir de alerta.

  • dores de cabeça;
  • alteração de apetite;
  • dificuldade de concentração;
  • dores musculares;
  • Alterações no sono.

Esses sintomas revelam que você esta passando um estresse intenso. Eles podem aparecer de forma esporádica, quando algo ruim acontece, como perder o emprego e isso é comum. Mas se eles se tornam frequentes e ficarem cada vez mais intensos é muito importante parar e avaliar o que pode estar acontecendo.

Cuidado!

A exaustão emocional pode evoluir para algo mais grave como depressão, ataques de fúria, problemas musculares, baixa imunidade, gastrite, hipertensão e, até mesmo, infarto. Por isso, é muito importante buscar por ajuda quando perceber que está passando por algo assim.

A psicoterapia é muito indicada para esses casos. Em situações mais graves, o paciente é orientado a fazer uso de alguma medicação como auxílio.

Author:
Teóloga e estudante de psicologia. Com experiência em dependência química, transtornos alimentares e relacionamentos conjugais e familiares.

Contact Us

Remarcações podem ocorrer até 3 hora(s) antes sem custo adicional